Inflação desacelera para 0,16% em setembro e avança 2,54% em 12 meses
O índice desacelerou em setembro, na comparação com os 0,19% registrados em agosto
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, ficou em 0,16% setembro. Em 12 meses, o índice acumulado é de 2,54%, abaixo do limite mínimo da meta do governo.
A meta em 2017 é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas há uma tolerância de 1,5 ponto, ou seja, pode variar entre 3% e 6%.
Quando o país descumpre a meta anual, com a inflação acima ou abaixo do limite tolerado, o presidente do Banco Central precisa enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando por que ela não foi cumprida, quais ações serão adotadas e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.
O índice desacelerou em setembro, na comparação com os 0,19% registrados em agosto. Em setembro do ano passado, o IPCA foi de 0,08%.
No ano, o índice acumula 1,78%, bem abaixo dos 5,51% registrados em igual período do ano passado, sendo o menor acumulado no ano registrado em um mês de setembro desde 1998 (1,42%).
As informações foram divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (6).
Alimentos caem pelo 5º mês
Os preços dos alimentos caíram (-0,41%) pelo quinto mês seguido, segundo o IBGE.
Os alimentos para consumo em casa ficaram 0,74% mais baratos em setembro, com destaque para o tomate (-11,01%), o alho (-10,42%), o feijão-carioca (-9,43%), a batata-inglesa (-8,06%) e o leite longa vida (-3%).
Por outro lado, itens importantes no consumo das famílias, como as carnes (+1,25%) e as frutas (+1,74%) ficaram mais caros em setembro.
Conta de luz mais barata, gás mais caro
O aumento do preço do no preço do gás de cozinha vendido em botijões de 13kg, em vigor desde 06 de setembro, pesou no bolso dos brasileiros. Houve alta de 4,81% nos preços do gás de botijão.
Já a conta de luz ficou, em média, 2,48% mais barata, em razão, principalmente, da taxa extra menor em setembro em relação à cobrada em agosto.
Gasolina subiu
As despesas com transportes ficaram mais pesadas no mês passado (0,79%). Os combustíveis, com alta de 1,91%, foram o maior impacto individual no índice do mês, 0,10 p.p.
O litro da gasolina ficou, em média, 2,22% mais caro de agosto para setembro. As passagens aéreas apresentaram alta de 21,90%.
Crise
A expectativa de analistas consultados pelo Banco Central é que a inflação termine 2017 em 2,95%, bem abaixo dos 6,29%, registrados em 2016, e menor do que a meta deste ano. No ano passado a meta também era de 4,5% ao ano, mas a tolerância era de dois pontos para mais ou para menos, ou seja, podendo variar entre 2,5% e 6,5%.
A queda nos preços é resultado de um conjunto de fatores.
Com a crise econômica, o desemprego atinge 13,1 milhões de trabalhadores, o que provoca diminuição do consumo. Mesmo quem está empregado acaba comprando menos porque a renda caiu ou por medo de perder o emprego. A procura menor por produtos, assim, ajuda a segurar a inflação.
Juros X Inflação
Os juros são usados pelo BC para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a caírem. Quando a inflação está baixa, como agora, o BC derruba os juros para estimular o consumo.
Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o órgão decidiu cortar a taxa de juros pela oitava vez seguida. Ela passou de 9,25% para 8,25% ao ano, menor nível desde julho de 2013.
Na ocasião, o banco sinalizou que o ciclo de cortes deve ter "encerramento gradual" e que isso dependerá "da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação.
MÃE CONTA COMO CRIA SETE FILHOS COM UM SALÁRIO MÍNIMO
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
