Educação

Funcionários se escondem na cozinha durante tiroteio em escola estadual

Nenhum aluno estava presente no momento do tiroteio; Sinteal denunciou o caso

Por 7 Segundos Maceió 06/10/2017 12h12
Funcionários se escondem na cozinha durante tiroteio em escola estadual
Escola Estadual Professor José Remi Lima - Foto: Google Maps

Funcionários da Escola Estadual Professor José Remi Lima, localizada no bairro do Clima Bom, parte alta de Maceió, foram surpreendidos com uma troca de tiros dentro da instituição de ensino, na tarde dessa quinta-feira (05). Um suspeito pulou o muro da escola para escapar da polícia e tiros foram efetuados na investida.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), que denunciou o caso, as pessoas que estavam presentes na escola precisaram ficar escondidas na cozinha, enquanto ouviam disparos. Por sorte, nenhuma criança estava na escola devido a uma atividade que estava sendo realizada na Bienal do Livro. Após a troca de tiros, o suspeito conseguiu fugir.

Por meio de nota, o Sinteal informou que repudia veemente o descaso do Governo de Alagoas com a educação, com a segurança de trabalhadores da educação e de estudantes. Além disso, o sindicato exige providências imediatas, para evitar que mais episódios como esse aconteçam.

O portal 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para saber se há algum posicionamento oficial sobre o caso, mas foi informado que aguarda a apuração da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) para se posicionar sobre o ocorrido. 

Confira a nota do Sinteal:

O clima de insegurança no Estado de Alagoas se instalou nas Escolas públicas. Trabalhadores/as da educação tem sido expostas/os a situações de violência cada vez mais frequentes, dentro do seu local de trabalho. Na tarde do dia 05 de outubro de 2017, o Sinteal estava realizando uma atividade na Escola Estadual José Remi Lima quando foi surpreendido com a entrada de indivíduos armados na escola. 

Não se trata de um caso isolado, e sim de um reflexo da fragilidade da segurança pública, da ineficiência do Estado. Nos últimos meses, a imprensa chegou a noticiar casos como o assalto de uma professora na porta da escola, que teve seu veículo roubado, e uma merendeira assassinada dentro da escola. No episódio mais recente, na Escola Remi Lima, o tiroteio que invadiu a instituição de ensino trouxe pânico ao local, todas as pessoas se esconderam na cozinha, enquanto os tiros eram disparados dentro da escola. 

Vale ressaltar que a atuação do Vigia, trabalhador da educação do quadro efetivo, foi fundamental para evitar que o episódio se transformasse em uma tragédia ainda maior. Uma categoria profissional que tem sido negligenciada tanto pelo Governo Estadual, quanto pelos governos municipais, desvalorizada profissionalmente. Os governos tem se recusado a realizar concurso público para funcionárias/os da educação, ignorando a importância da qualificação desse profissional, que além de proteger o patrimônio zela pelo mais importante, as vidas das pessoas daquela comunidade escolar.

10 de outubro é o dia nacional de segurança e saúde nas escolas. Uma data que marca ações para prevenir adoecimentos e acidentes de trabalho. Ironicamente, enquanto o Sinteal estava desenvolvendo ações preventivas e uma terapia comunitária na escola foi confrontado com a situação. Um dos fatores de adoecimento da categoria é justamente a violência nas escolas, casos adoecimento mental relacionado ao trabalho estão liderando os afastamentos da educação. 

O Sinteal repudia veemente o descaso do Governo de Alagoas com a educação, com a segurança de trabalhadoras/es da educação e de estudantes. Exige providências imediatas, para evitar que mais episódios como esse aconteçam.