Confira procedimentos para organizar eventos em vias públicas

A realização de eventos que utilizam as vias públicas de Maceió como palco, a exemplo de corridas de rua, festas, obras ou comemorações religiosas, principalmente nos finais de semana, deve seguir algumas recomendações para autorização.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o responsável deverá entrar em contato com o órgão e outros como a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a fim de dar ciência ao evento com pelo menos 30 dias de antecedência.
Dependendo do gênero do evento, o organizador deverá comunicar a outras secretarias a fim de regularizar e obter a autorização. Na utilização de som, o contato deve ser feito com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e em caso de evento esportivo, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj).
Em caso de interdição da via, o responsável deverá comparecer à SMTT para o conhecimento de como se dará a operacionalidade do trânsito. “Na necessidade de bloqueio, o organizador deverá sinalizar o procedimento e dependendo da viabilidade operacional da SMTT, viaturas serão enviadas ao local para auxiliar o fluxo de trânsito das proximidades e na segurança dos pedestres por tempo determinado”, explicou o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
A autorização prévia do órgão de trânsito para a realização de evento em área pública está prevista no artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro. “Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.”
“É importante que o organizador se atenha também às exigências do órgão de trânsito elencadas na declaração de autorização. Do contrário, de nada adianta o planejamento da SMTT, caso algum detalhe seja descumprido”, orienta Freitas.
Taxas
Para a realização de eventos, há a cobrança de taxas que são revertidas para o incremento e melhoria no controle do trânsito e transporte da cidade. Exemplo são as taxas de apoio viário a eventos diversos, e a eventos esportivos. A Lei Municipal nº 6.477/2015 traz os requisitos para a solicitação do serviço de apoio a eventos, com a descrição dos procedimentos a serem tomados pelo solicitante.
Veja também
Últimas notícias

Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na PB: 'Não desisti do meu sonho de infância'

“Operação 65” é deflagrada em loja de roupas no Centro de Arapiraca

Mais de seis mil animais são vacinados no 'Dia D' contra a raiva em Palmeira dos Índios

Jovem fica ferido após sofrer queda de motocicleta em Arapiraca

PM retira mais de 615 kg de drogas de circulação em apenas uma semana

Mais de mil estudantes participam da segunda fase da Olimpíada Alagoana de Matemática
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
