Saúde

UTI Neonatal volta a apresentar superlotação nesta terça (19)

Por 7Segundos, com G1 19/12/2017 20h08
UTI Neonatal volta a apresentar superlotação nesta terça (19)
Bebê tinha apenas seis meses - Foto: Ilustração

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) de Alagoas, localizado em Maceió, voltou a apresentar superlotação nesta terça-feira (19).

De acordo com o superintendente em exercício do HUPAA, o médico Manoel Álvaro, encontram-se atualmente 17 bebês na UTI Neonatal do hospital, sendo que a capacidade está resumida a 10 leitos. A UTI é referência em procedimentos de alto risco para gestantes.

"A desproporção de leitos neonatais em Maceió é muito grande. O problema é crônico e todos os gestores do setor da saúde pública sabem disso. Diante da situação estamos hoje com 3 bebês de alto risco dentro do centro obstétrico aguardando leitos. Dos 14 que estão na UTI conseguimos a transferência de dois para a maternidade do Hospital do Açúcar, assim, dois que estão no centro cirúrgico devem ser transferidos para a UTI, que ainda permanecerá funcionando acima do limite", expôs o médico superintendente.

Há anos que o problema na rede de assistência médica de alta complexidade para gestantes e bebês vem se arrastando em Alagoas. No ano passado, três bebês morreram por causa dos problemas de superlotação na unidades de saúde.