Seris entrega Selo para Empresas Ressocializadoras nesta quarta-feira (20)
Evento reúne instituições que absorvem a mão de obra de egressos do sistema prisional

Homenagear as instituições públicas e privadas que mudam a vida de mais de 700 egressos do sistema prisional com a inserção no mercado de trabalho é o intuito da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que entrega o Selo Social Empresa Ressocializadora, nesta quarta-feira (20), às 19h, no auditório Aqualtune, situado no Palácio do Governo.
Por meio da celebração dos convênios, a gerência de Reintegração Social da Seris busca quebrar o preconceito em torno da pessoa que passou pelo sistema prisional, cumpriu sua pena ou parte dela, mas que continua estigmatizada socialmente pela passagem no sistema prisional, fator que dificulta o retorno ou ingresso no mercado de trabalho.
De acordo com o secretário executivo de Gestão Interna da Seris, major Henrique do Carmo, a partir das parcerias, os reeducandos ganham a chance de mostrar seu potencial profissional. "Com o selo, reconhecemos a importância das empresas e órgãos que desenvolvem um trabalho social com os custodiados e ofertam serviço de qualidade para população”, explicou.
Como funciona?
Para participar dos convênios, o reeducando deve procurar a Reintegração Social voluntariamente. O custodiado passará por uma série de entrevistas realizadas pela equipe multidisciplinar do setor, composta por psicólogos e assistentes sociais. Assim, através da análise das experiências profissionais e aptidões naturais é traçado o perfil profissional do egresso.
Também serão objetos de análise o histórico da vida carcerária do custodiado, o delito cometido e a pena. Só após esse processo, haverá inclusão no cadastro dos egressos que estão à disposição para o preenchimento das vagas nos órgãos públicos e empresas privadas.
Indo de encontro à média nacional, que ultrapassa o número de 70%, no país, o índice de reincidência criminal dos egressos que estão inseridos nos convênios é inferior a 2%. A duração dos convênios contribui para a comprovação dos bons serviços dos apenados. O convênio com a Companhia de Saneamento de Alagoas, por exemplo, foi formalizado há 16 anos.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente detido em Arapiraca ameaçou psicóloga do vídeo de Felca e armazenava conteúdo nazista

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça

Renan Calheiros nega ‘Acordão de Brasília’, mas volta a fazer aceno a JHC

‘Pontapé inicial’, diz Davi Filho sobre encontro com JHC que tratou sobre 2026

Ronaldo Medeiros promete dividir espaços no governo com todas as alas do PT

Forbes divulga ranking dos 10 maiores bilionários do Brasil em 2025; confira a lista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
