Cidades

Erro do Estado ameaça validade de concurso e nomeações na PC, diz sindicato

De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Nazário, a confusão pode, inclusive, prejudicar a convocação da reserva técnica da Polícia Civil.

Por Redação 03/01/2018 16h04
Erro do Estado ameaça validade de concurso e nomeações na PC, diz sindicato
Sede administrativa da Polícia Civil de Alagoas - Foto: Assessoria

O processo de convocação dos candidatos aprovados, em 2012, para o cargo de Agente de Polícia da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) está acontecendo, de acordo com o sindicato que representa a categoria, de forma ‘atrapalhada’.

Nesta quarta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) uma lista convocando 61 candidatos para o curso de formação. A lista é uma retificação de outra convocação, realizada no último dia 30, quando foram listados 92 candidatos considerados aprovados na primeira etapa do concurso instituído pelo Edital nº 1/2012.

Para o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), a Assessoria Jurídica da Delegacia Geral cometeu “trapalhada e demonstrou falta de trato com a sociedade, que fez o concurso e almeja um sonho da carreira na Polícia Civil”. De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Nazário, a confusão pode, inclusive, prejudicar a convocação da reserva técnica da Polícia Civil.

“Nosso receio é que o curso na academia seja suspenso e o governador não consiga fazer a convocação dos aprovados, visto que o prazo do concurso expira já no mês de março”, explicou, acrescentando que o Sindicato defende que os 92 listados na primeira convocação participem do curso na academia.

“Nosso efetivo tem hoje uma defasagem de três mil policiais. Entendemos esses aprovados como sendo mais 92 pessoas para contribuir com o combate a violência e elucidação de crimes em Alagoas”, apelou Nazário.

O 7Segundos entrou em contato com o gerente da Academia de Polícia Civil, delegado Antonio Carlos Lessa. Segundo ele, a convocação é apenas para os candidatos remanescentes, ou seja, para as vagas que não foram preenchidas.

O concurso prevê 240 vagas, mas 61 não assumiram por motivos diversos. No dia 30 foi publicada uma lista com 92 nomes, mas logo que verificado o erro, foi republicada a lista correta com 61, o equivalente às vagas remanescentes”, detalhou.

 “Estamos para cumprir o edital e qualquer decisão da Justiça. Houve um erro normal na hora da convocação, mas isso não ameaça a convocações dos candidatos remancentes”, complementou.

A primeira aula do curso de formação está marcada já para amanhã (04), às 8h, na Academia da Polícia Civil de Alagoas, no bairro Santa Amélia. O Sindpol divulgou que vai realizar um ato em frente à academia.