Rui Palmeira apresenta a ministros projeto para a orla lagunar
O prefeito Rui Palmeira recebeu os ministros das Cidades, Alexandre Baldy, dos Transportes, Maurício Quintella, e uma comitiva de autoridades, na tarde desta sexta-feira (12), para uma visita à orla lagunar. O objetivo foi apresentar o projeto para a execução de obras de infraestrutura e moradia no local e discutir a captação de recursos para a realização dos serviços.
Para o gestor municipal, a vinda do ministro foi fundamental para que ele conhecesse de perto a realidade de quem mora às margens da Lagoa Mundaú. “Ele ficou admirado com a beleza e a degradação do local. Durante o almoço, conversamos sobre o que pretendemos fazer na região, pois estamos lutando para conseguir 1.800 unidades habitacionais para quem mora aqui. Futuramente, queremos uma nova via onde hoje existe a favela. Devemos, já na próxima semana, apresentar esse projeto à Caixa Econômica e vamos luar muito para liberar esses recursos”, disse Rui.
“Percebi várias realidades na capital alagoana, que tem regiões muito belas e bem apresentadas, e outras com desafios enormes, como nas comunidades da Torre e Sururu de Capote, que margeiam a orla lagunar. O Ministério das Cidades vai aguardar os projetos da Prefeitura para podermos transformar a realidade de cerca de 1.800 famílias. Aqui poderia se tornar em um novo cartão postal de Maceió”, afirmou o ministro Alexandre Baldy.
A proposta da Prefeitura prevê a construção de 1.776 unidades habitacionais verticalizadas que beneficiarão todas as famílias que hoje residem em área imprópria, às margens da lagoa, sem infraestrutura alguma e em total situação de vulnerabilidade social, além da relocação do traçado da via, levando-a mais próxima da margem da lagoa, o que impedirá novas ocupações às margens da lagoa.
“A comunidade necessita urgentemente de ações de infraestrutura e de habitação. A vinda da comitiva é uma tentativa para que possamos resolver, definitivamente, os problemas enfrentados por quem mora aqui”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.
Estão previstas ainda a construção de alguns equipamentos públicos sociais que possibilitarão que a comunidade tenha melhor acesso aos serviços públicos, bem como melhorias nas condições de trabalho e geração de renda de quem vive na região.
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, será dada uma atenção especial ao projeto. “Tenho certeza de que o ministro saiu de Maceió sensibilizado para encontrar uma alternativa para essa região. Nessa visita, ele já autorizou que a Prefeitura dê entrada na Caixa Econômica para a análise do projeto das quase duas mil moradias. Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida dessa população”, frisou.
Fizeram parte da comitiva que visitou a orla lagunar, o senador Benedito de Lira, o deputado federal Arthur Lira, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, a secretária Nacional de Habitação, Socorro Gadelha, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
