IML divulga nota sobre atraso na liberação de corpos
A assessoria do Instituto Médico Legal de Maceió divulgou nota de esclarecimento na manhã desta segunda-feira (22) sobre o atraso na liberação de corpos denunciado pelo 7Segundos, durante o domingo (21) e que reverberou no dia de hoje.
Em nota, o órgão admite que existe uma deficiência no número de peritos médicos legistas e técnicos forenses, mas explica que um acidente ocorrido com um técnico e o número elevado de corpos que deram entrada no Instituto naquele dia, resultou no atraso.
O IML disse ainda que o Governo do Estado já foi informado do ocorrido e que existe um comprometimento por parte do Estado de convocar a reserva técnica do último concurso da Perícia Oficial.
Depois do acidente envolvendo o técnico, os exames de necropsias foram suspensos na tarde de ontem, o que resultou na não liberação de pelo menos 20 corpos. Na manhã do hoje, o número chegou a 24. O Instituto informou ainda que os exames foram retomados nesta manhã e que os corpos estão sendo liberados a medida que os exames são concluídos.
Leia nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A chefia do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima informa que o atraso na liberação dos corpos ocorreu devido ao déficit no quantitativo de peritos médicos legistas e técnicos forenses no órgão.
Além disso, no dia de ontem, durante os exames de necropsia, quando apenas um perito médico legista e um técnico forense encontravam-se de plantão, o técnico veio a sofrer um ferimento no terceiro quirodáctilo esquerdo em uma das mãos, sendo necessário o seu encaminhamento imediatamente para HDT.
Após o acidente, sem a presença de um técnico forense, os exames de necropsias foram suspensos no horário da tarde.
Os exames foram retomados na manhã de hoje, e a medida em que estão sendo concluídos os referidos corpos estão sendo liberados.
Por fim, a chefia do IML esclarece que o referido problema já foi informado ao Governo do Estado que se comprometeu em contratar a reserva técnica do último concurso da Perícia Oficial.