Congressistas dos EUA enviam carta em apoio a Lula
Democratas pediram que direitos de Lula 'sejam respeitados'

Congressistas norte-americanos enviaram uma carta ao embaixador brasileiro em Washington, Sergio Silva do Amaral, pedindo que os direitos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sejam preservados durante o julgamento que ocorre hoje (24), em Porto Alegre, em 2ª instância, sobre o caso do triplex no Guarujá.
Ao todo, 12 congressistas do Partido Democrata, incluindo Keith Ellison, Mark Poca, Ro Khanna, Steve Cohen, Raúl Grijalva, Frank Pallone Jr., Barbara Lee, Henry Johnson, entre outros, assinaram a carta, entregue no dia 19 de janeiro ao embaixador. Uma cópia também foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas nomes fortes do partido, como Maxine Water e Tulsi Gabbard, não firmaram o documento.
"Nós estamos profundamente preocupados com a evidência crescente de violações flagrantes dos direitos do processo de Lula e o que parece ser uma campanha de perseguição judicial motivada politicamente", diz a carta, pedindo a garantia de um "tratamento justo, livre e imparcial" ao petista. Os congressistas acusam o juiz Sergio Moro, que condenou Lula em 1ª instância a nove anos e meio de prisão no caso do triplex, de cometer "ações antiéticas e, às vezes, ilegais".
"Demonstraram, claramente, que ele não era capaz de desempenhar os deveres de um juiz imparcial no caso". A carta foi publicada no site da revista "Forbes", que chamou de "hipocrisia" o discurso dos congressistas. "A hipocrisia dos políticos americanos não tem limites". Em 2017, os congressistas também enviaram uma carta ao embaixador criticando os métodos de Moro e defendendo Lula.
A posição dos democratas, porém, difere da adotada pelo Departamento de Estado norte-americano, assim como pelo presidente Donald Trump, os quais consideram o julgamento de Lula um caso interno do Brasil.
A embaixada brasileira em Washington confirmou o recebimento da carta.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por ameaças no Termina Rodoviário de Maceió um dia após deixar a prisão

"Nunca acredite em tiranos", diz Cabo Bebeto sobre restrições a Débora Rodrigues

Mutirão de documentação leva cidadania para 560 agricultores familiares de Penedo

Governo de Alagoas e Conab entregam 157 toneladas de leite em pó para 96 municípios

Homem espia casal de amigos transando, e mulher se revolta: “Terror”

'Por que você não volta para seu país?', diz deputada dos EUA a repórter
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
