AL reduz crimes em janeiro comparado ao mesmo período do ano passado
Veja números detalhados da capital e de Arapiraca
Dados do Boletim Mensal criado pela Secretaria de Segurança Pública apontam que o número de mortes violentas em Alagoas diminuiu no mês de janeiro de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda em percentual é de 22,5% em todo o Estado.
Apesar da melhora, o índice continua alto e é superior em comparação a janeiro de 2016. Os homens lideram entre as vítimas, com elevados 95,7% dos casos. Desse total, 48,4% têm idade entre 18 e 29 anos e 80,1% de todos os crimes foram cometidos com arma de fogo.
Em números, a SSP registrou 161 crimes violentos em janeiro de 2018, contra 208 no mesmo período de 2017. Em 2016 foram 155.
Um dado estarrecedor é que mais da metade dos assassinatos de janeiro desse ano foram cometidos dentro ou próximo das residências das vítimas e outros 42,9% em locais públicos. Acanhados 3,7% foram cometidos em locais esmos.
Capital
O mesmo acontece com a capital. Em Maceió, foram 54 mortes violentas em janeiro, contra 79 em 2017 e 35 em 2016. Do total, 92,6% são homens; 53,7% com idade entre 18 e 29 anos; 72,2% mortos por arma de fogo; e alarmantes 63% foram mortos em casa ou em localidades próximas.
Arapiraca
Já em Arapiraca foram contabilizados dez assassinatos no primeiro mês do ano, contra 11 e 13 em 2017 e 2016 respectivamente. É da SSP a informação de que em Arapiraca todos os crimes com vítimas fatais foram cometidos contra homens. 60% tinham idade entre 18 e 29 anos e 80% foram mortos a tiros. Com índice um pouco menor do que a capital, em Arapiraca 60% dos crimes foram cometidos dentro da casa das vítimas ou em localidade próxima.
O boletim traz ainda o número de crimes divididos entre os dias da semana. Em todo o estado, durante o mês de janeiro se matou mais em dias de domingo, totalizando 27. Quartas e sextas-feiras empatam com 24 assassinato, seguidos de terças e sábados – empatados com 23 mortes violentas; e segundas e quintas-feiras, empatadas com 20 homicídios cada.
Na capital, a maior parte dos crimes ocorreu nas segundas-feiras: dez no total. Em Arapiraca, quinta-feira foi o dia da semana mais violento, com três mortes somadas.
O boletim ainda traz o número de homicídios dolosos e faz uma comparação étnica entre as vítimas. Os brancos continuam sendo mortos em menor número em Alagoas. 13,7%; contra 67,7% que se declaram ao Censo pardos e 6,8% pretos. Os percentuais seguem a mesma tendência em Maceió e Arapiraca.
Leia o relatório completo aqui.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
