AL reduz crimes em janeiro comparado ao mesmo período do ano passado
Veja números detalhados da capital e de Arapiraca

Dados do Boletim Mensal criado pela Secretaria de Segurança Pública apontam que o número de mortes violentas em Alagoas diminuiu no mês de janeiro de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda em percentual é de 22,5% em todo o Estado.
Apesar da melhora, o índice continua alto e é superior em comparação a janeiro de 2016. Os homens lideram entre as vítimas, com elevados 95,7% dos casos. Desse total, 48,4% têm idade entre 18 e 29 anos e 80,1% de todos os crimes foram cometidos com arma de fogo.
Em números, a SSP registrou 161 crimes violentos em janeiro de 2018, contra 208 no mesmo período de 2017. Em 2016 foram 155.
Um dado estarrecedor é que mais da metade dos assassinatos de janeiro desse ano foram cometidos dentro ou próximo das residências das vítimas e outros 42,9% em locais públicos. Acanhados 3,7% foram cometidos em locais esmos.
Capital
O mesmo acontece com a capital. Em Maceió, foram 54 mortes violentas em janeiro, contra 79 em 2017 e 35 em 2016. Do total, 92,6% são homens; 53,7% com idade entre 18 e 29 anos; 72,2% mortos por arma de fogo; e alarmantes 63% foram mortos em casa ou em localidades próximas.
Arapiraca
Já em Arapiraca foram contabilizados dez assassinatos no primeiro mês do ano, contra 11 e 13 em 2017 e 2016 respectivamente. É da SSP a informação de que em Arapiraca todos os crimes com vítimas fatais foram cometidos contra homens. 60% tinham idade entre 18 e 29 anos e 80% foram mortos a tiros. Com índice um pouco menor do que a capital, em Arapiraca 60% dos crimes foram cometidos dentro da casa das vítimas ou em localidade próxima.
O boletim traz ainda o número de crimes divididos entre os dias da semana. Em todo o estado, durante o mês de janeiro se matou mais em dias de domingo, totalizando 27. Quartas e sextas-feiras empatam com 24 assassinato, seguidos de terças e sábados – empatados com 23 mortes violentas; e segundas e quintas-feiras, empatadas com 20 homicídios cada.
Na capital, a maior parte dos crimes ocorreu nas segundas-feiras: dez no total. Em Arapiraca, quinta-feira foi o dia da semana mais violento, com três mortes somadas.
O boletim ainda traz o número de homicídios dolosos e faz uma comparação étnica entre as vítimas. Os brancos continuam sendo mortos em menor número em Alagoas. 13,7%; contra 67,7% que se declaram ao Censo pardos e 6,8% pretos. Os percentuais seguem a mesma tendência em Maceió e Arapiraca.
Leia o relatório completo aqui.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
