Excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes, diz SMTT
No Brasil, uma das maiores causas de acidentes de trânsito é a imprudência dos condutores. Fatores como embriaguez, falta de atenção e excesso de velocidade colocam o trânsito brasileiro como o quinto mais perigoso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda segundo a OMS, o excesso de velocidade matou 1,2 milhão de pessoas em 2016. Os dados da organização mostram que de 40 a 50% dos motoristas dirigem acima da velocidade média permitida. No mesmo ano, a Polícia Rodoviária Federal identificou que 21,9% dos acidentes de trânsito eram causados por velocidade incompatível.
As pesquisas mais recentes feitas pela Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV) no estado apontaram 756 mortes por ano no trânsito de Alagoas, sendo as maiores vítimas os motociclistas e os pedestres (59% e 47% respectivamente). Anualmente essas mortes custam mais de R$ 1 milhão ao estado.
De acordo com a ONSV, quanto maior a velocidade do veículo envolvido em um acidente, menor é a probabilidade de sobrevivência. “Para se ter ideia, a chance de sobrevivência em um acidente cuja a velocidade é acima de 70km/h é de apenas 15%”, ressalta o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
No último ano, mais de 90 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas durante o período de funcionamento da fiscalização eletrônica. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito se empenha em diminuir as estatísticas de acidentes, seja por meio de campanhas de educação ou operações de fiscalização de trânsito, mas o papel do condutor é fundamental.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
