Excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes, diz SMTT
No Brasil, uma das maiores causas de acidentes de trânsito é a imprudência dos condutores. Fatores como embriaguez, falta de atenção e excesso de velocidade colocam o trânsito brasileiro como o quinto mais perigoso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda segundo a OMS, o excesso de velocidade matou 1,2 milhão de pessoas em 2016. Os dados da organização mostram que de 40 a 50% dos motoristas dirigem acima da velocidade média permitida. No mesmo ano, a Polícia Rodoviária Federal identificou que 21,9% dos acidentes de trânsito eram causados por velocidade incompatível.
As pesquisas mais recentes feitas pela Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV) no estado apontaram 756 mortes por ano no trânsito de Alagoas, sendo as maiores vítimas os motociclistas e os pedestres (59% e 47% respectivamente). Anualmente essas mortes custam mais de R$ 1 milhão ao estado.
De acordo com a ONSV, quanto maior a velocidade do veículo envolvido em um acidente, menor é a probabilidade de sobrevivência. “Para se ter ideia, a chance de sobrevivência em um acidente cuja a velocidade é acima de 70km/h é de apenas 15%”, ressalta o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
No último ano, mais de 90 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas durante o período de funcionamento da fiscalização eletrônica. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito se empenha em diminuir as estatísticas de acidentes, seja por meio de campanhas de educação ou operações de fiscalização de trânsito, mas o papel do condutor é fundamental.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
