IPTU: prazo para pagar cota única com desconto acaba hoje
Este ano, a Semec produziu carnês diferenciados.
Termina nesta quinta-feira (29) o pagamento da cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com desconto de 10% ou da primeira parcela para quem optou por esta modalidade de pagamento, que pode ser feito em até 10 vezes, com vencimento sempre no último dia útil de cada mês.
A Secretaria Municipal de Economia (Semec) informa que quem não recebeu o carnê pode imprimir as guias de pagamento diretamente no site da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo 3315-3603 ou no www.maceio.al.gov.br/semec.
Este ano, a Semec produziu carnês diferenciados. A Taxa de Coleta de Resíduos Domiciliares vem sendo cobrada no mesmo carnê do IPTU há muito tempo. Mas, este ano, para os isentos foi criado um carnê diferenciado com destaque para a Isenção do IPTU na capa e com a imagem ilustrativa do serviço de Coleta de Resíduos Domiciliares, que se refere apenas à cobrança da Taxa. Uma forma de deixar mais claro para o contribuinte que tem direito à isenção de IPTU, mas, que continua com a obrigação de pagar a Taxa de Coleta de Resíduos Domiciliares, mais conhecida pela população como “Taxa de Lixo”.
Outra novidade, segundo o diretor de Relacionamento com o Contribuinte da Semec, Lúcio Calheiros, é que ao utilizar os terminais de autoatendimento, os correntistas do Banco do Brasil, que optarem pelo pagamento em cota única, observarão que na opção “consulta/pagamentos” aparece o botão IPTU 2018, possibilitando o pagamento com apenas um clique.
“Neste local, o contribuinte terá acesso aos dados de todos os imóveis cadastrados em seu nome no sistema da Prefeitura. Antes do pagamento é possível conferir as informações e valores do IPTU do imóvel. Essa opção permite mais comodidade e segurança ao contribuinte, já que não precisa estar com a guia em mãos para digitar o código de barras, evitando erros de digitação, por exemplo, além disso no caso de qualquer necessidade futura de comprovação de pagamento, basta um extrato bancário, ao invés de ter apenas como segurança o comprovante de pagamento”, destacou Calheiros.
A cobrança do imposto é determinada pelo Art. 156 da Constituição e o produto da sua arrecadação financia a construção de escolas, postos de saúde, terminais de ônibus, pavimentação e drenagem de ruas, entre outras ações em benefício da cidade e dos maceioenses.
Veja também
Últimas notícias
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Preso suspeito de envolvimento no triplo homicídio em festa de réveillon no Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
