Tempo

Defesa Civil divulga previsão e balanço de chuvas em Maceió

Por Assessoria 06/04/2018 12h12
Defesa Civil divulga previsão e balanço de chuvas em Maceió
Dinário Lemos responde pela Secretaria Especial Adjunta de Defesa Civil - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O final de semana deve ser de chuva em Maceió, segundo informa a Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil. De acordo com o órgão municipal, que recebeu a informação da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh), a previsão para hoje (06) é de pancadas de chuva fraca, com possibilidade de que se intensifique no fim do dia. Já no sábado (07) e no domingo (08), a Sala de Alerta aponta que a chuva deve ser de nível moderado.

Com a previsão, a Defesa Civil estará de prontidão para atender aos chamados da população, caso necessário. Os telefones do órgão permanecem à disposição e, diante de qualquer ocorrência, a orientação é que o cidadão acione a Prefeitura por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. “Nosso monitoramento é constante e estaremos atentos a qualquer necessidade, sobretudo nas áreas de risco”, afirma o secretário-adjunto especial Dinário Lemos.

A Defesa Civil também divulgou, nesta sexta-feira (07), um balanço do primeiro trimestre, contando com os cinco primeiros dias de abril, em relação à pluviometria. O balanço também mostra um comparativo referente ao volume de chuva registrado em Maceió de janeiro a abril deste ano e do mesmo período no ano passado. De acordo com as informações, de janeiro ao dia 05 de abril de 2017 foram registrados 167 milímetros de chuva, número bastante inferior ao esperado para os primeiros quatro meses do ano: 480mm.

Já sobre 2018, o balanço mostra que o número é consideravelmente superior ao volume de chuva do ano passado no trimestre, contando com os cinco primeiros dias de abril. Até ontem, desde janeiro, foram registrados 480,4mm, quantitativo que é maior do que a média. “Até o final do mês, é possível que esse número seja ainda maior, visto que fecha o quadrimestre e a tendência é de que a chuva seja mais intensa em decorrência da quadra chuvosa”, explica Dinário Lemos.