Polícia

Ex-prefeito Toninho Lins começa a cumprir pena no sistema prisional em Maceió

Toninho Lins estava foragido da Justiça alagoana

Por 7Segundos 25/04/2018 10h10
Ex-prefeito Toninho Lins começa a cumprir pena no sistema prisional em Maceió
Toninho Lins - Foto: Alagoas na Net

O ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins de Souza Filho, mais conhecido como "Toninho Lins", chegou na tarde desta terça-feira (24), ao sistema prisional alagoano, para cumprir pena por improbidade administrativa. O ex-gestor estava detido na sede da Polícia Federal de Recife, em Pernambuco onde foi localizado e preso, após semanas foragido.

De acordo com informações da Polícia Federal em Alagoas, Toninho Lins fez o exame de corpo de delito no estado vizinho e foi levado para o Sistema Penitenciário de Maceió, onde cumprirá pena em cela comum, pois não possui curso superior.

O ex-prefeito estava foragido desde março deste ano, após ter sua prisão decretada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Ele foi condenado a 16 anos e dois meses por apropriação de bens públicos, falsificação de documentos, fraude em licitações, entre outros crimes.

Irregularidades

As irregularidades estariam em três licitações, uma destinada à locação de caminhões para limpeza das fossas de escolas, postos de saúde e casas da população em geral; outra para a execução de serviços de limpeza das caixas d’águas e cisternas de escolas, postos de saúde e demais órgãos municipais; e a última para a aquisição de material elétrico para uso da Secretaria Municipal de Obras.

Conforme o processo, havia o envolvimento fictício de empresas reais, com a efetivação de empenhos e pagamentos sem que os serviços tenham sido efetivados ou os produtos tenham sido adquiridos. Ou, ainda, empresas contratadas davam ao dinheiro público uma destinação lucrativa para os envolvidos.