Nasce primeira ninhada de cães de salvamento de Alagoas
Os novos cães-bombeiros serão treinados para dar continuidade ao trabalho de salvar vidas
Nasceram os primeiros cães de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). São seis filhotes da cadela-bombeira Txuca com Trovão, cão do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O parto ocorreu no canil do CBMAL, localizado no bairro Serraria, no dia 1º deste mês.
Os novos cães-bombeiros serão distribuídos entre os quarteis de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A Bahia também terá a possibilidade de ser um dos estados contemplados.
Segundo o major Roberto Wanderley, cuidador da Txuca, os filhotes ajudarão a manter o legado dos cães de salvamento em todo o Brasil.
“É muito gratificante recebê-los aqui, ficaremos com dois filhotes de dois ótimos cães de salvamento. Após o desmame, vamos começar a estimulá-los e treiná-los, para que sejam bons no que fazem”, explicou o oficial.
Foram três machos e três fêmeas que serão treinados para dar continuidade ao trabalho dos pais: salvar vidas. Em Alagoas, os filhotes serão encaminhados cada um a seu cuidador, que é responsável por adestrar e futuramente conduzir os animais nas ocorrências. Todos os cães vivem no canil da corporação até se aposentarem, aos sete anos, quando ficam sob os cuidados dos bombeiros responsáveis.
A atividade
Os cães do Corpo de Bombeiros têm a função de auxiliar os bombeiros militares a fazerem busca de pessoas perdidas na mata, em escombros e deslizamentos da terra. O próximo passo é treiná-los na busca a cadáveres.
Atualmente, o CBMAL conta com a ajuda de dois caninos: Txuca e Scooby, que já deram apoio em diversas ocorrências de desaparecimento em todo o estado. Eles estão há dois anos na corporação e são os primeiros do ramo no estado.
Veja também
Últimas notícias
Justiça convida trabalhadores de entrega por aplicativo a participarem de Escuta Acolhedora
MP pede investigação de suposto golpe aplicado por empresários com prejuízo de mais R$ 50 milhões
Justiça mantém júri popular de empresário acusado de matar PM em Arapiraca
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Homem é preso em Arapiraca com quase 600 g de maconha no bairro Verdes Campos
Polícia Civil investiga acidente que matou estudante do Ifal em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
