Nasce primeira ninhada de cães de salvamento de Alagoas
Os novos cães-bombeiros serão treinados para dar continuidade ao trabalho de salvar vidas

Nasceram os primeiros cães de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). São seis filhotes da cadela-bombeira Txuca com Trovão, cão do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O parto ocorreu no canil do CBMAL, localizado no bairro Serraria, no dia 1º deste mês.
Os novos cães-bombeiros serão distribuídos entre os quarteis de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A Bahia também terá a possibilidade de ser um dos estados contemplados.
Segundo o major Roberto Wanderley, cuidador da Txuca, os filhotes ajudarão a manter o legado dos cães de salvamento em todo o Brasil.
“É muito gratificante recebê-los aqui, ficaremos com dois filhotes de dois ótimos cães de salvamento. Após o desmame, vamos começar a estimulá-los e treiná-los, para que sejam bons no que fazem”, explicou o oficial.
Foram três machos e três fêmeas que serão treinados para dar continuidade ao trabalho dos pais: salvar vidas. Em Alagoas, os filhotes serão encaminhados cada um a seu cuidador, que é responsável por adestrar e futuramente conduzir os animais nas ocorrências. Todos os cães vivem no canil da corporação até se aposentarem, aos sete anos, quando ficam sob os cuidados dos bombeiros responsáveis.
A atividade
Os cães do Corpo de Bombeiros têm a função de auxiliar os bombeiros militares a fazerem busca de pessoas perdidas na mata, em escombros e deslizamentos da terra. O próximo passo é treiná-los na busca a cadáveres.
Atualmente, o CBMAL conta com a ajuda de dois caninos: Txuca e Scooby, que já deram apoio em diversas ocorrências de desaparecimento em todo o estado. Eles estão há dois anos na corporação e são os primeiros do ramo no estado.
Veja também
Últimas notícias

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
