Ex-prefeito de Rio Largo Toninho Lins é condenado a 17 anos de prisão
Toninho também está inabilitado para exercer cargo público, eletivo ou por nomeação
Na tarde desta terça-feira (08), o ex-prefeito de Rio Largo Antônio Lins de Souza Filho, o Toninho Lins, foi condenado a 14 anos e seis dias de reclusão, somados a três anos de detenção e multa. O político é acusado de desvio de bens públicos, falsificação de documentos, falsidade ideológica, uso de documento falso e fraude em licitação.
O julgamento foi retomado hoje e os desembargadores presentes acompanharam o voto do relator, juiz Maurílio Ferraz. Com a condenação, Toninho Lins também fica inabilitado, pelo período de cinco anos, para exercer qualquer cargo ou função pública, eletivo ou por nomeação.
O processo refere-se a licitações realizadas entre 2010 e 2011 pela Prefeitura de Rio Largo. O julgamento foi iniciado em 10 de abril, quando houve pedido de vista do desembargador Tutmés Airan, que já está apto a proferir o voto.
Toninho Lins estava foragido da Justiça, mas foi preso pela Polícia Federal, no último dia 23, no bairro Torre, na cidade do Recife, em Pernambuco.
Acusações
As irregularidades estariam em três licitações, uma destinada à locação de caminhões para limpeza das fossas de escolas, postos de saúde e casas da população em geral; outra para a execução de serviços de limpeza das caixas d’águas e cisternas de escolas, postos de saúde e demais órgãos municipais; e a última para a aquisição de material elétrico para uso da Secretaria Municipal de Obras.
Conforme o processo, havia o envolvimento fictício de empresas reais, com a efetivação de empenhos e pagamentos sem que os serviços tenham sido efetivados ou os produtos tenham sido adquiridos. Ou, ainda, empresas contratadas davam ao dinheiro público uma destinação lucrativa para os envolvidos.
Veja também
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
