Pesquisa aponta estabilidade na confiança do empresário maceioense
Após dois meses seguidos de alta das expectativas dos empresários do Comércio Varejista maceioense, o indicador estabilizou. É o que aponta a pesquisa de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), em abril deste ano, realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Segundo o levantamento, a Páscoa, como movimenta poucas cadeias do Comércio, não foi suficiente para levar a um aumento na expectativa. No entanto, as expectativas para os meses seguintes projetam recuperação da confiança alavancada por datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães.
Em termos de contratação, o mês de março – último mês disponibilizado para análise – aponta saldo positivo nas contratações do Comércio e do setor de Serviços. O primeiro gerou 31 postos de trabalho. “Se compararmos com o mês de março do ano passado, o setor havia demitido 236 trabalhadores. Já o setor de Serviços contratou 191 pessoas (saldo líquido) e no mesmo mês do ano passado, encerrou 556 postos de trabalho. Saldo animador, que aponta não uma retomada, mas uma reposição dos postos de trabalho que estavam ociosos”, explicou o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha.
Para o economista, além do Dia das Mães, a Copa do Mundo também contribuirá para o setor, pois a indústria brasileira de televisores indica que a produção da zona franca está alta e acelerada. “Os consumidores se reposicionam trocando seus televisores antigos por novos. Tem ainda a movimentação em bares e restaurantes, que permite uma movimentação em cadeia de Comércio e Serviços”, disse.
A pesquisa aponta que no curto prazo houve redução da confiança do empresário, pois percebe uma economia ainda patinando, sem direcionamento, e uma movimentação do Comércio maceioense estável. Dessa forma, O indicador de confiança sobre as condições atuais do Empresário do Comércio reduziu em 2,2% em relação ao mês de março.
Mesmo assim, as expectativas do empresário do comércio apontam alta de 0,6%, indicando maior confiança na recuperação da economia brasileira, com alta de 1,81% frente ao mês anterior. E também uma melhora no faturamento das empresas de comércio varejista de Maceió, com alta de 0,88%.
Já o indicador de investimentos dos empresários do comércio apresentou leve retração de 0,74%. Embora o indicativo de contratação de funcionários tenha aumentado 3,67%, o que demonstra a organização do setor para recepcionar a elevação da demanda para o mês das mães. Fato que não foi compensado pelo nível de investimento das empresas, que caiu 5,02%.
O Instituto Fecomércio entrevistou 189 empresários do setor, em Maceió, nos últimos 10 dias de março. A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br/instituto.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
