Prefeitura inicia trabalho de reaproveitamento de materiais de poda de árvore para adubação
Material recolhido passará por um processo de trituração
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), deu início ao projeto de reaproveitamento dos resíduos sólidos oriundos das podas de árvores do município. O material recolhido após as podas agora é triturado e passará por um processo de compostagem para ser utilizado como adubo no projeto de arborização do município.
De forma pioneira no município, a Prefeitura garantiu um descarte melhor para os restos de materiais das podas de árvores, como galhos, troncos e folhagem. Antes os resíduos gerados com as podas eram enviados junto com o lixo comum para a Central de Tratamento de Resíduos, no município de Pilar. Agora, além de garantir uma cidade mais sustentável, quando iniciar o processo de compostagem, o município vai evitar despesas com a compra de adubos.
Este trabalho de reaproveitamento teve início junto com a chegada da nova empresa de limpeza urbana do município. Durante o trabalho de poda, um triturador vai junto com o caminhão caçamba fazer o recolhimento dos materiais. Após triturar e encher o caminhão, o material é levado para uma área onde estão sendo depositados os resíduos.
Após isso, o material passará pela compostagem, um processo que dura aproximadamente três meses, e o resíduo voltará para o meio ambiente em forma de adubo, aplicado no plantio de árvores do município.
De acordo com uma das responsáveis pelo projeto na Secretaria de Meio Ambiente, Flavianny Alves, a iniciativa é muito importante para o município tanto na questão ambiental como na questão financeira.
“O reaproveitamento ainda está em processo organizacional, mas já é de grande importância para o município. Primeiro porque estamos reduzindo a quantidade de resíduos enviados para a Central de Tratamento e fazendo com que os nutrientes voltem para o solo, em forma de adubo. Além disso, o município também vai reduzir as despesas com adubos para os projetos de arborização e paisagismo que estamos desenvolvendo no município”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
