Hoje é o último dia do sinal analógico na região de Maceió
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, e a população de Maceió passam por uma importante etapa. Às 23h59 desta quarta-feira, 30, o sinal analógico de TV será desligado em 13 cidades da região. A decisão foi tomada pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 92% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.
A partir de 31 de maio, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital, que traz muito mais qualidade de som e imagem, sem interferências, fantasmas ou chuviscos. A gerente regional da Seja Digital em Maceió, Rafaela Pontes, destaca que a união de forças entre a entidade, parceiros e população foi a ferramenta adotada durante os meses de trabalho. “Todo o nosso esforço esteve focado em falar com as pessoas, indo até suas casas para que todos tivessem conhecimento sobre a mudança e pudessem tirar suas dúvidas. Estivemos em grotas, nas escolas e em praticamente todos os bairros das cidades”, afirma.
Trabalhando na região desde o mês de fevereiro deste ano, a Seja Digital realizou campanhas nas TVs, rádios, jornais impressos, portais e redes sociais e esteve em diversos bairros e comunidades, realizando ações de mobilização social para informar e orientar a população sobre a mudança e o que era preciso ser feito para receber o sinal digital.
Mutirões de agendamentos foram realizados para que as famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal retirassem seus kits gratuitos, distribuídos pela entidade. Com o apoio das prefeituras municipais, mais de 150 servidores foram capacitados para atender à população nosCentros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Mais de 450 agentes de saúde, que atuam diretamente nas comunidades, também “abraçaram” de maneira voluntária a missão de conscientizar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e atuaram como multiplicadores do processo, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs tenham acesso ao sinal digital.
Em parceria com o Senai e a ABERT, a Seja Digital ofereceu cursos gratuitos e capacitou cerca de 85 antenistas, que trabalharam em prol da digitalização das comunidades, realizando instalações gratuitas. A dona de casa Zilda de Oliveira, moradora do bairro do Jacintinho, buscou orientação durante um mutirão realizado no bairro e recebeu a ajuda de um dos antenistas. “Ele explicou tudo e até foi na minha casa para verificar o que estava fazendo errado. Eu não poderia ficar sem assistir TV. Moro sozinha e a TV é a minha diversão. Ligo quando acordo e só desligo quando vou dormir. Assisto tudo, Jornal, novela, filme... E ficou ainda melhor com o sinal digital”, disse.
Para reforçar sua missão de não deixar ninguém para trás, a entidade também apostou no papel multiplicador dos estudantes da rede pública. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram realizadas as Caravanas da TV Digital na Escola em 20 instituições públicas da capital. Essas ações contaram com atividades recreativas, apresentações de teatro, stand up, entre outras atividades culturais, tudo sob a temática da TV digital. Cerca de 5 mil alunos participaram das apresentações, levando as informações para seus familiares e amigos e impactando um número muito mais de pessoas.
Até o momento, a Seja Digital distribuiu mais de 185 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda continuassem assistindo aos canais abertos de televisão. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. Nos pontos de retirada, as famílias também recebem um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor para que possam assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.
Moradora da parte alta da cidade e inscrita no programa Bolsa Família, Maria Cícera do Nascimento não perdeu tempo e agendou a retirada do kit gratuito assim que ficou sabendo que tinha direito, no início de março. “Achei que ficaria sem assistir TV porque a minha ainda é do modelo antigo, mas entendi que não precisava trocar de TV. Agora já assisto minhas novelas com o sinal digital, tudo ficou mais bonito e colorido”, comemorou.
Tatiana dos Santos, de 32 anos, moradora do bairro Feitosa, também tem direito a um kit gratuito. Após agendar e retirar os equipamentos, ela mesma instalou a antena digital e o conversor. Tudo para ter acesso ao sinal digital e ainda poder participar da Instalação Premiada, promoção realizada pela Seja Digital e que sorteou 20 prêmios de R$2 mil, em cartões pré-pagos, para as famílias que instalaram os equipamentos. “Fiquei sabendo dessa promoção em uma matéria exibida na TV. Por isso, quando instalei o kit fiz logo minha inscrição. Foi uma surpresa tamanha porque nunca tive sorte em premiações. Estou grávida de sete meses e minha prioridade agora é completar o enxoval do meu bebê. Estou muito feliz com a imagem da minha TV e também com o prêmio que ganhei", explicou.
Para aqueles que não tinham direito ao kit gratuito, a Seja Digital firmou parcerias com o varejo local para facilitar o acesso às antenas digitais e conversores. Com esse objetivo, três Feirões Digitais foram realizados para que a população pudesse encontrar os equipamentos a preços mais acessíveis. “O trabalho foi intenso. Nossa equipe e todos os parceiros envolvidos neste projeto atuaram com o coração, reconhecendo a importância que essa mudança significa para a população e principalmente aqueles que têm na TV sua principal fonte de lazer”, completa Rafaela Pontes, gerente regional da Seja Digital em Maceió.
A expectativa é que a região de Maceió siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.
Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.