HGE promove ação de prevenção às queimaduras no Shopping Pátio Maceió
No evento serão oferecidos serviços como aferição de pressão e teste de glicemia
O Hospital Geral do Estado (HGE) promove uma ação de prevenção às queimaduras no dia 9 deste mês, no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária. Durante o evento, que irá ocorrer das 14h às 18h, e irá mostrar as medidas preventivas para evitar acidentes que possam resultar em queimaduras, serão oferecidos serviços de saúde, como orientações nutricionais e aferição de pressão e teste de glicemia.
O esforço é resultado da iniciativa dos profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, especializado no tratamento às vítimas de Média e Alta-Complexidade. Isso porque, durante o mês de junho, historicamente aumenta o número de atendimentos a vítimas de queimaduras, em razão das festas juninas, quando são feitas fogueiras, cozimentos de comidas típicas e do tradicional uso dos fogos de artifício.
“Vale acrescentar que o dia 6 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o que reforça nossa vontade em disseminar mais informações que possam afastar o risco de acidentes. Isso porque, as queimaduras causam sofrimentos, dores, preocupações e, em casos mais graves, podem levar ao óbito”, salientou a supervisora médica do HGE, Janaína Gouveia.
Dados
Somente em 2017, o HGE registrou 631 atendimentos a vítimas de queimaduras. O destaque vai para os meses de férias escolares, como: dezembro (87) e janeiro (68). O mês de junho é o quinto que mais assistiu a essas vítimas, ao todo se contabiliza 48 (mesmo quantitativo do mês de novembro).
Em 2016, o HGE registrou 612 casos de atendimentos a vítimas de queimaduras. Ou seja, no ano seguinte houve um aumento assistencial no HGE de pouco mais de 3%. Apesar de o número da crescente aparentar ser pouco, os prejuízos a saúde da vítima são grandes, assim como os investimentos no tratamento às sequelas e a perda do trabalhador no mercado de trabalho.
Entre as causas mais recebidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), lideram os líquidos superaquecidos; eles dominaram 48% dos internamentos (128) e 58% dos atendimentos ambulatoriais (333) em 2017. O contato com a chama direta está na segunda posição entre os acolhimentos mais feitos: 28% dos internamentos (73) e 13% dos atendimentos ambulatoriais (66) também em 2017. Os demais números englobam os acidentes com sólidos superaquecidos, explosivos, eletricidade e substâncias químicas.
Veja também
Últimas notícias
Moraes comunica Câmara sobre perda do mandato de Ramagem
STF tem dois votos para manter execução de penas da trama golpista
Motta indica que crise com o PT também inviabiliza relação com Gleisi
Homem é preso após se passar por mãe morta para receber aposentadoria
Flávio Bolsonaro assume conversa com Paulinho da Força por anistia
Rio Largo abre programação de Natal com cortejos, espetáculos e iluminação especial nesta quinta (27)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
