HGE promove ação de prevenção às queimaduras no Shopping Pátio Maceió
No evento serão oferecidos serviços como aferição de pressão e teste de glicemia

O Hospital Geral do Estado (HGE) promove uma ação de prevenção às queimaduras no dia 9 deste mês, no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária. Durante o evento, que irá ocorrer das 14h às 18h, e irá mostrar as medidas preventivas para evitar acidentes que possam resultar em queimaduras, serão oferecidos serviços de saúde, como orientações nutricionais e aferição de pressão e teste de glicemia.
O esforço é resultado da iniciativa dos profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, especializado no tratamento às vítimas de Média e Alta-Complexidade. Isso porque, durante o mês de junho, historicamente aumenta o número de atendimentos a vítimas de queimaduras, em razão das festas juninas, quando são feitas fogueiras, cozimentos de comidas típicas e do tradicional uso dos fogos de artifício.
“Vale acrescentar que o dia 6 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o que reforça nossa vontade em disseminar mais informações que possam afastar o risco de acidentes. Isso porque, as queimaduras causam sofrimentos, dores, preocupações e, em casos mais graves, podem levar ao óbito”, salientou a supervisora médica do HGE, Janaína Gouveia.
Dados
Somente em 2017, o HGE registrou 631 atendimentos a vítimas de queimaduras. O destaque vai para os meses de férias escolares, como: dezembro (87) e janeiro (68). O mês de junho é o quinto que mais assistiu a essas vítimas, ao todo se contabiliza 48 (mesmo quantitativo do mês de novembro).
Em 2016, o HGE registrou 612 casos de atendimentos a vítimas de queimaduras. Ou seja, no ano seguinte houve um aumento assistencial no HGE de pouco mais de 3%. Apesar de o número da crescente aparentar ser pouco, os prejuízos a saúde da vítima são grandes, assim como os investimentos no tratamento às sequelas e a perda do trabalhador no mercado de trabalho.
Entre as causas mais recebidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), lideram os líquidos superaquecidos; eles dominaram 48% dos internamentos (128) e 58% dos atendimentos ambulatoriais (333) em 2017. O contato com a chama direta está na segunda posição entre os acolhimentos mais feitos: 28% dos internamentos (73) e 13% dos atendimentos ambulatoriais (66) também em 2017. Os demais números englobam os acidentes com sólidos superaquecidos, explosivos, eletricidade e substâncias químicas.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
