Presidente das Filipinas é criticado após beijar servidora durante evento
Chefe máximo do executivo foi criticado.
Conhecido pelas declarações polêmicas e pelas políticas de linha dura, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi criticado por beijar uma servidora pública do país durante um evento. Duterte fazia um discurso na Coreia do Sul quando chamou ao palco a funcionária Bea Kim, que serve o país no exterior, e pediu um selinho.
A plateia, composta na maioria por servidores filipinos, gritou eufórica. Depois do evento, a funcionária destacou à mídia local que "não houve malícia" no beijo. Contudo, um grupo de ativistas descreveu a cena como "um nojento teatro de um presidente misógino".
Na ocasião, duas mulheres subiram ao palco e receberam uma cópia de um livro. Imagens da rede "Rappler" mostram que a dupla estava entusiasmada e nervosa por ficar ao lado do presidente. Duterte abraçou uma delas e a beijou no rosto. Em seguida, diante dos gritos da plateia, apontou para os lábios e pediu um selinho à segunda funcionária. A mulher deu uma risada nervosa e aceitou o pedido do governante.
O grupo de ativistas Gabriela frisou que o evento foi parte de um esforço para desviar a atenção das pautas importantes das Filipinas e arregimentar popularidade para Duterte, já acusado de comportamento inapropriado com mulheres em outros casos.
"Seus repetidos atos de machismo são entretenimento para esconder a realidade de sua popularidade decadente em razão das execuções extrajudiciais, a lei de Aceleração e Inclusão da Reforma Tributária e os escândalos de corrupção que agora assolam seu governo", destacou o grupo em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a Agência de Notícias das Filipinas, a mulher contou que o presidente a questionou se era solteira. Ela respondeu que era casada com um coreano. Bea Kim, como foi identificada, destacou que o beijo "não significou nada além de entreter e deixar os outros filipinos felizes na reunião".
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
