Presidente das Filipinas é criticado após beijar servidora durante evento
Chefe máximo do executivo foi criticado.

Conhecido pelas declarações polêmicas e pelas políticas de linha dura, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi criticado por beijar uma servidora pública do país durante um evento. Duterte fazia um discurso na Coreia do Sul quando chamou ao palco a funcionária Bea Kim, que serve o país no exterior, e pediu um selinho.
A plateia, composta na maioria por servidores filipinos, gritou eufórica. Depois do evento, a funcionária destacou à mídia local que "não houve malícia" no beijo. Contudo, um grupo de ativistas descreveu a cena como "um nojento teatro de um presidente misógino".
Na ocasião, duas mulheres subiram ao palco e receberam uma cópia de um livro. Imagens da rede "Rappler" mostram que a dupla estava entusiasmada e nervosa por ficar ao lado do presidente. Duterte abraçou uma delas e a beijou no rosto. Em seguida, diante dos gritos da plateia, apontou para os lábios e pediu um selinho à segunda funcionária. A mulher deu uma risada nervosa e aceitou o pedido do governante.
O grupo de ativistas Gabriela frisou que o evento foi parte de um esforço para desviar a atenção das pautas importantes das Filipinas e arregimentar popularidade para Duterte, já acusado de comportamento inapropriado com mulheres em outros casos.
"Seus repetidos atos de machismo são entretenimento para esconder a realidade de sua popularidade decadente em razão das execuções extrajudiciais, a lei de Aceleração e Inclusão da Reforma Tributária e os escândalos de corrupção que agora assolam seu governo", destacou o grupo em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a Agência de Notícias das Filipinas, a mulher contou que o presidente a questionou se era solteira. Ela respondeu que era casada com um coreano. Bea Kim, como foi identificada, destacou que o beijo "não significou nada além de entreter e deixar os outros filipinos felizes na reunião".
Veja também
Últimas notícias

Homem derruba bolo de aniversário no chão durante discussão com a esposa na Cidade Universitária

Homem invade residência, danifica portão e agride fisicamente mulher no Benedito Bentes

Confronto policial em Maceió termina com suspeito alvejado e preso por tentativa de homicídio e tráfico

Mulher morre após ser baleada em atentado na Vila Aratu, em Maceió

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
