Presidente das Filipinas é criticado após beijar servidora durante evento
Chefe máximo do executivo foi criticado.
Conhecido pelas declarações polêmicas e pelas políticas de linha dura, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi criticado por beijar uma servidora pública do país durante um evento. Duterte fazia um discurso na Coreia do Sul quando chamou ao palco a funcionária Bea Kim, que serve o país no exterior, e pediu um selinho.
A plateia, composta na maioria por servidores filipinos, gritou eufórica. Depois do evento, a funcionária destacou à mídia local que "não houve malícia" no beijo. Contudo, um grupo de ativistas descreveu a cena como "um nojento teatro de um presidente misógino".
Na ocasião, duas mulheres subiram ao palco e receberam uma cópia de um livro. Imagens da rede "Rappler" mostram que a dupla estava entusiasmada e nervosa por ficar ao lado do presidente. Duterte abraçou uma delas e a beijou no rosto. Em seguida, diante dos gritos da plateia, apontou para os lábios e pediu um selinho à segunda funcionária. A mulher deu uma risada nervosa e aceitou o pedido do governante.
O grupo de ativistas Gabriela frisou que o evento foi parte de um esforço para desviar a atenção das pautas importantes das Filipinas e arregimentar popularidade para Duterte, já acusado de comportamento inapropriado com mulheres em outros casos.
"Seus repetidos atos de machismo são entretenimento para esconder a realidade de sua popularidade decadente em razão das execuções extrajudiciais, a lei de Aceleração e Inclusão da Reforma Tributária e os escândalos de corrupção que agora assolam seu governo", destacou o grupo em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a Agência de Notícias das Filipinas, a mulher contou que o presidente a questionou se era solteira. Ela respondeu que era casada com um coreano. Bea Kim, como foi identificada, destacou que o beijo "não significou nada além de entreter e deixar os outros filipinos felizes na reunião".
Veja também
Últimas notícias
Mulher flagrada com CEO em show do Coldplay revela reação dos filhos
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Jovens picham escadaria histórica da Associação Comercial e são flagrados por câmeras
Câmeras flagram momento exato em que homem é atropelado por motocicleta em Coqueiro Seco
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
