Presidente das Filipinas é criticado após beijar servidora durante evento
Chefe máximo do executivo foi criticado.
Conhecido pelas declarações polêmicas e pelas políticas de linha dura, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi criticado por beijar uma servidora pública do país durante um evento. Duterte fazia um discurso na Coreia do Sul quando chamou ao palco a funcionária Bea Kim, que serve o país no exterior, e pediu um selinho.
A plateia, composta na maioria por servidores filipinos, gritou eufórica. Depois do evento, a funcionária destacou à mídia local que "não houve malícia" no beijo. Contudo, um grupo de ativistas descreveu a cena como "um nojento teatro de um presidente misógino".
Na ocasião, duas mulheres subiram ao palco e receberam uma cópia de um livro. Imagens da rede "Rappler" mostram que a dupla estava entusiasmada e nervosa por ficar ao lado do presidente. Duterte abraçou uma delas e a beijou no rosto. Em seguida, diante dos gritos da plateia, apontou para os lábios e pediu um selinho à segunda funcionária. A mulher deu uma risada nervosa e aceitou o pedido do governante.
O grupo de ativistas Gabriela frisou que o evento foi parte de um esforço para desviar a atenção das pautas importantes das Filipinas e arregimentar popularidade para Duterte, já acusado de comportamento inapropriado com mulheres em outros casos.
"Seus repetidos atos de machismo são entretenimento para esconder a realidade de sua popularidade decadente em razão das execuções extrajudiciais, a lei de Aceleração e Inclusão da Reforma Tributária e os escândalos de corrupção que agora assolam seu governo", destacou o grupo em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a Agência de Notícias das Filipinas, a mulher contou que o presidente a questionou se era solteira. Ela respondeu que era casada com um coreano. Bea Kim, como foi identificada, destacou que o beijo "não significou nada além de entreter e deixar os outros filipinos felizes na reunião".
Veja também
Últimas notícias
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
