Força Nacional realiza fiscalização em instituições de Alagoas
No total, 12 instituições de grande porte serão fiscalizadas em Maceió e no Agreste de Alagoas.
A Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS) realizará, entre os dias 04 e 08 de junho, a maior operação de fiscalização já feita em Alagoas. A ação tem o objetivo de verificar as condições de assistência de Enfermagem que colocam em risco a população. No total, 12 instituições de grande porte serão fiscalizadas em Maceió e no Agreste de Alagoas.
As instituições acumulam denúncias de irregularidades, especialmente na assistência materno-infantil. O apoio da FNFIS foi solicitado pelo Coren-AL, parceiro da operação, que conta com apoio do Ministério Público Estadual.
“O objetivo da Força Nacional de Fiscalização é assegurar que todos os regionais tenham condições necessárias para cumprir sua missão de fiscalizar o exercício profissional de Enfermagem, garantindo condições de assistência”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Os fiscais vão verificar questões relacionadas ao exercício profissional, exercício ilegal/irregular da Enfermagem, organização e sistematização da assistência, além de verificar o dimensionamento de pessoal. Há indicativos de que a insuficiência de enfermeiros estaria forçando técnicos e auxiliares de Enfermagem a realizarem procedimentos complexos, além de sua habilitação legal.
Atuam em Alagoas 23.426 profissionais de Enfermagem, que prestam assistência a 3,38 milhões de pessoas. São 5.372 enfermeiros; 12.003 técnicos e 6.051 auxiliares de Enfermagem.
A Força Nacional de Fiscalização realizou, desde 2015, ações em diversos estados brasileiros, incluindo Maranhão, Acre, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e Minas Gerais. Foram fiscalizadas 99 instituições e notificadas 462 irregularidades. As instituições fiscalizadas apresentaram déficit de profissionais, o que compromete a qualidade da assistência. Foram constatadas, ainda, falta de materiais básicos, presença de medicamentos vencidos e diversas irregularidades no exercício profissional, acarretando riscos à população.
Veja também
Últimas notícias
Homem ameaça esposa com faca e é preso por violência doméstica em Arapiraca
Dupla rende motorista e rouba carro em frente a posto de combustíveis em Arapiraca
Incêndio atinge veículo e residência no bairro Eldorado, em Delmiro Gouveia
Mototaxista reage a assalto, toma arma e recupera moto roubada em Arapiraca
Tiroteio leva à apreensão de arma e drogas no Massaranduba, em Arapiraca
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
