Flyer, 'carro voador' do cofundador da Google, está aberto para testes
'Drone' que carrega humano promete controles simplificados, por meio de um joystick
O Flyer é uma mistura de drone e de "carro voador" capaz de carregar pessoas. A pilotagem simplificada, que ocorre por meio de um joystick, é um dos seus principais atributos. A fabricante promete que, com apenas uma hora de instruções, qualquer usuário pode começar a voar com o veículo. Os testes abertos começaram esta semana, nos Estados Unidos, com um público composto por jornalistas e influenciadores digitais.
A Kitty Hawk é a empresa por trás da construção do Flyer. A companhia, conhecida por construir veículos aéreos autônomos, conta com financiamento de Larry Page, um dos fundadores do Google.
Diferente do Cora, outro transporte desenvolvido pela Kitty Hawk, o Flyer tem um viés mais recreativo. Em vez de voar longas distâncias, o modelo é capaz de fazer voos de no máximo 20 minutos. Além disso, o produto não tem a capacidade de fazer trajetos autônomos.
O modelo conta com dez rotores movidos por eletricidade fornecida por uma bateria de polímero de lítio. O Flyer é capaz de carregar apenas uma pessoa, voar a uma altura de cerca de 10 metros e atingir uma velocidade máxima em torno de 30 Km/h. Todo o controle é feito por um joystick simples, nada parecido com o painel de um avião ou helicóptero.
Por questões de segurança, os testes são, por enquanto, conduzidos acima de lagos. A empresa diz que já foram realizados mais de 1.500 voos – entretanto, não informa se já ocorreu algum acidente.
O Flyer ainda não está disponível para venda. A Kitty Hawk também não informa por qual valor ele será vendido no futuro. A empresa, porém, abriu uma lista de espera para quem tiver interesse.