Prefeitura intensifica ações de reordenamento do Centro de Maceió

A prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), intensificou, na manhã desta segunda-feira (16), as ações de reordenamento do Centro da capital. A ação é mais uma medida para garantir a mobilidade em diversas áreas da cidade, garantindo a livre circulação de pessoas e fluidez no trânsito.
Os detalhes da operação de hoje foram alinhados em reunião, realizada na última sexta-feira (13), com a participação da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Gabinete de Governança (Ggov), além da Semtabes e Semscs.
As ações tiveram início às 5h da manhã, quando equipes de fiscais e de guardas municipais se posicionaram em pontos estratégicos para orientar ambulantes que se dirigiam às ruas centrais. Eles já haviam sido notificados que não poderiam mais negociar seus produtos de maneira irregular nas vias centrais.
A ação faz parte do Plano de Ordenamento dos Espaços de Uso Coletivo da Cidade de Maceió, desenvolvido para adaptar e produzir ambientes acessíveis e confortáveis para a população, assim como vem ocorrendo em bairros como Jacintinho, Benedito Bentes e Levada.
“O Centro da cidade é uma área prioritária para a Prefeitura, pois é um espaço que desenvolve atividades importantes para o comércio. Estamos dando oportunidade aos ambulantes e aos feirantes cadastrados a terem o seu local de comecializar certo e específico. O ordenamento dará mais tranquilidade para quem circula no comércio, aumenta a sensação de segurança”, destacou o gestor da Semcs, Ivon Berto.
Ainda de acordo com o titular da Semcs, os feirantes terão a oportunidade de comercializar seus produtos na Rua Francisco de Menezes, próximo ao Mercado da Produção. Já os ambulantes podem optar pelo Shopping Popular, onde 60 boxes estarão disponíveis para os interessados em vender seus produtos de maneira legalizada. Além disso, há o projeto do shopping a céu aberto no estacionamento da Praça Palmares, que deve disponibilizar 300 vagas nos próximos meses.
O público que frequenta o Centro aprovou a ação da Prefeitura. “É uma melhora para todos. É justo para os lojistas, pois eles pagam impostos. Também é bom para gente que circula no calçadão. A forma como a organização está sendo feia também beneficia os ambulantes”, disse a professora Marta Góes.A Rua Augusta, mais conhecida como Rua das Árvores, ficou desobstruída após a reorganização realizada pela gestão municipal. Os consumidores que passam pelo local também gostaram da medida.
“Eu achei que o espaço está bem mais livre e amplo. Antes a calçada era toda ocupada. A gente via muito ambulante. Atrapalhava o trânsito”, complementou a costureira Rita de Cássia.
Toda a ação das secretarias envolvidas foi desenvolvida em etapas. A primeira consistiu no cadastro e orientação ao ambulante sobre legislação e como funciona a fiscalização, realizada por meio de reuniões e das ações pontuais nos locais onde eles comercializam. A segunda foi a apresentação dos projetos e definição dos locais onde devem trabalhar de forma legalizada. Só a partir daí foi definido o reordenamento.
Levada
Na última segunda-feira (09), equipes Semscs acompanharam a desocupação de um trecho da Avenida Vieira Perdigão, entre os bairros Centro e Levada. Assim a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) começou o trabalho de reorganização do tráfego de veículos na região.
Com a mudança, o fluxo na avenida, anteriormente obstruído pelos ambulantes, agora cruzará a linha do trem e seguirá pela Rua 16 de Setembro. Um ponto de ônibus será instalado em frente ao antigo Cine Ideal. A intervenção vai beneficiar principalmente os usuários dos bairros da orla lagunar.
Benedito Bentes
Em 2017, a A Semcs fez o ordenamento do canteiro central da Avenida Benedito Bentes, principal via de acesso ao Conjunto Benedito Bentes II. A operação abrangeu uma área que tem início no Caic e vai até o final do canteiro, incluindo regiões próximas. Os ambulantes foram realocados para o mercado público do bairro.
Jacintinho
Em março deste ano, um dos pontos mais críticos do trânsito de Maceió, a Rua Cleto Campelo, no Jacintinho, também passou por reordenamento. Foi uma tentativa de amenizar o caos instalado na localidade, que concentra uma das regiões mais movimentadas. O ponto de partida para deixar a área mais livre foi o remanejamento dos ambulantes que ocupavam as margens da via. As mais de 150 pessoas que comercializavam no local foram remanejados para uma área nas imediações do mercado púbico do bairro.
Últimas notícias

Guaribas-de-mãos-ruivas voltam a habitar as florestas alagoanas e reacendem a esperança pela conservação da fauna nordestina

Prefeitura de Junqueiro reforça compromisso com o homem do campo e amplia apoio à agricultura familiar

Carreta destrói ponto de ônibus, atropela pessoas e deixa feridos na BR-101 em Messias

Babá assassinada em Maceió era amiga de longa data da patroa: 'lugar errado, hora errada'

Homem finge sequestro para fugir de agiota em Pernambuco e é localizado em Maragogi
Morador de rua é preso por tentar de furtar fios de torre de telefonia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
