Estacionar no passeio prejudica a mobilidade urbana

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza frequentemente fiscalizações para coibir o estacionamento irregular de veículos na capital. A infração, que se divide em diversas categorias, já foi registrada mais de 3.807 vezes no primeiro semestre.
Entre as categorias subdividas da infração, a de maior destaque é estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização, que já foi lavrada 2.230 vezes. Estacionar no passeio, que corresponde às calçadas, vem logo em seguida, com registro de 1.142 casos.
Estacionamentos em canteiros centrais, faixas de pedestres, gramados ou ciclovias também são recorrentes, acumulando um número de 435 autuações.
“A infração que é vista e registrada com maior incidência em locais como o Centro, shoppings, a praia – durante os finais de semana – é de estacionamento em locais proibidos pela sinalização, como calçadão e nos passeios”, aponta o assessor técnico de Trânsito, Wanderson Freitas.
Estacionar no passeio é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida administrativa para esse tipo de infração é a remoção do veículo, que é levado para a sede da SMTT até a regularização. O apito ou sinalização com a sirene não são obrigatórios para aviso de que o veículo está sendo autuado.
Obstruir a passagem dos pedestres com estacionamento indevido, além de ser ilegal segundo o CTB, também prejudica o fluxo de pedestres nas calçadas, atrapalha o acesso dos cadeirantes e do deficiente visual, e também causa degradação do patrimônio público, que não foi projetado para suportar veículos.
Veja também
Últimas notícias

Programa Moradia Legal em Penedo avança para zona rural

Homem com extensa ficha criminal sofre tentativa de homicídio em Mata Grande

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Penedo

Homem que tentou matar o irmão e a própria companheira é preso em Olivença

Prefeitura de Belém em Alagoas contrata Amado Batista por R$ 520 mil sem licitação em cidade com 4 mil habitantes

Prefeitura de Maceió publica edital de licitação para novo Mercado da Produção ainda em abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
