Envolvidos em investigação já respondem no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB
Entidade emitiu nota sobre os procedimentos que estão sendo tomados
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (30) sobre a denúncia de envolvimento de advogados com facções criminosas.
A entidade informou que após a reunião com o Secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio, “todas as medidas necessárias relacionadas às denúncias do suposto envolvimento de advogados com integrantes de facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios alagoanos já foram adotadas dentro da instituição”.
Ainda informaram que da lista de nomes apresentados pelo órgão à Seccional Alagoana, quase todos já respondem procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina (TED); em referência aos demais, as representações já estão no tribunal, para os devidos processamentos.
“As informações sobre o andamento dos processos de cunho ético-disciplinar não podem ser fornecidas por possuírem caráter sigiloso, conforme prevê o artigo 72, parágrafo 2° do Estatuto da OAB, que diz ‘o processo disciplinar tramita em sigilo até o seu término só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e autoridade judiciária competente’. Isso acontece justamente para resguardar o profissional que responde a processo no âmbito da instituição”, traz a nota.
O Tribunal garante ainda o direito à ampla defesa a todos os advogados que responde aos processos. Caso haja a comprovação dos fatos, de que houve violação do que preconiza o Código de Ética, todas as punições são aplicadas pelo TED, conforme diz o Estatuto da Advocacia.
A Ordem reforçou que não pode divulgar o nome dos denunciados, seguindo o que diz o Código de Ética. Mas garante que, com toda responsabilidade, a instituição já adotou todas as medidas possíveis.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
