Envolvidos em investigação já respondem no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB
Entidade emitiu nota sobre os procedimentos que estão sendo tomados

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (30) sobre a denúncia de envolvimento de advogados com facções criminosas.
A entidade informou que após a reunião com o Secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio, “todas as medidas necessárias relacionadas às denúncias do suposto envolvimento de advogados com integrantes de facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios alagoanos já foram adotadas dentro da instituição”.
Ainda informaram que da lista de nomes apresentados pelo órgão à Seccional Alagoana, quase todos já respondem procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina (TED); em referência aos demais, as representações já estão no tribunal, para os devidos processamentos.
“As informações sobre o andamento dos processos de cunho ético-disciplinar não podem ser fornecidas por possuírem caráter sigiloso, conforme prevê o artigo 72, parágrafo 2° do Estatuto da OAB, que diz ‘o processo disciplinar tramita em sigilo até o seu término só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e autoridade judiciária competente’. Isso acontece justamente para resguardar o profissional que responde a processo no âmbito da instituição”, traz a nota.
O Tribunal garante ainda o direito à ampla defesa a todos os advogados que responde aos processos. Caso haja a comprovação dos fatos, de que houve violação do que preconiza o Código de Ética, todas as punições são aplicadas pelo TED, conforme diz o Estatuto da Advocacia.
A Ordem reforçou que não pode divulgar o nome dos denunciados, seguindo o que diz o Código de Ética. Mas garante que, com toda responsabilidade, a instituição já adotou todas as medidas possíveis.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
