Envolvidos em investigação já respondem no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB
Entidade emitiu nota sobre os procedimentos que estão sendo tomados
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (30) sobre a denúncia de envolvimento de advogados com facções criminosas.
A entidade informou que após a reunião com o Secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio, “todas as medidas necessárias relacionadas às denúncias do suposto envolvimento de advogados com integrantes de facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios alagoanos já foram adotadas dentro da instituição”.
Ainda informaram que da lista de nomes apresentados pelo órgão à Seccional Alagoana, quase todos já respondem procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina (TED); em referência aos demais, as representações já estão no tribunal, para os devidos processamentos.
“As informações sobre o andamento dos processos de cunho ético-disciplinar não podem ser fornecidas por possuírem caráter sigiloso, conforme prevê o artigo 72, parágrafo 2° do Estatuto da OAB, que diz ‘o processo disciplinar tramita em sigilo até o seu término só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e autoridade judiciária competente’. Isso acontece justamente para resguardar o profissional que responde a processo no âmbito da instituição”, traz a nota.
O Tribunal garante ainda o direito à ampla defesa a todos os advogados que responde aos processos. Caso haja a comprovação dos fatos, de que houve violação do que preconiza o Código de Ética, todas as punições são aplicadas pelo TED, conforme diz o Estatuto da Advocacia.
A Ordem reforçou que não pode divulgar o nome dos denunciados, seguindo o que diz o Código de Ética. Mas garante que, com toda responsabilidade, a instituição já adotou todas as medidas possíveis.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
