MPC e MPE requisitam à SMTT informações sobre frotas de ônibus da capital
Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito tem 15 dias para responder ofício expedido pelos órgãos ministeriais

O Ministério Público de Contas e o Ministério Público Estadual solicitaram à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informações atualizadas sobre o cronograma de adequação das frotas de ônibus que circulam na capital, levando em consideração as exigências de idade média da frota e máxima dos veículos, que não vem sendo cumpridas pelas empresas concessionárias. A ação conjunta dos dois órgãos ministeriais é a continuação do trabalho de acompanhamento da execução dos contratos de concessão do serviço público de transporte coletivo urbano de Maceió.
MPC/AL e MPE/AL cobram da SMTT a definição de uma data limite para que as empresas concessionárias que operam o serviço de transporte público em Maceió adequem-se aos termos do contrato firmado com a Prefeitura de Maceió, já que o cronograma de adequação apresentado na licitação pelas concessionárias não foi observado por elas.
“A adequação da frota é uma obrigação das contratadas, conforme cronograma apresentado por cada uma das quatro empresas na fase de licitação. Elas propuseram um cronograma e no decorrer da vigência dos contratos não o executaram. Verificada essa situação, a SMTT, como agente fiscalizador, deve dar um prazo limite de adequação, sendo que os contratos preveem desde a aplicação de multa até a medida extrema de extinção”, ressaltou a Procuradora de Contas Stella Méro.
No ofício enviado à SMTT, os órgãos ministeriais alertam para a importância da Prefeitura de Maceió realizar estudos referentes ao impacto dos descumprimentos das obrigações previstas nos custos da concessão, e ao reflexo das pendências financeiras de ambas as partes, além dos custos reais envolvidos na execução do serviço, o que deve ser feita ainda no curso da intervenção do serviço de bilhetagem – em vigor desde o último dia 11 de julho.
A SMTT tem 15 dias para prestar os esclarecimentos solicitados.
Por meio de nota à imprensa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que ainda não foi notificada oficialmente do pedido do MPC e MPE. "Assim que for oficialmente informada, a Superintendência prestará todas as informações solicitadas", diz trecho da nota.
Confira a nota na íntegra:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, no último dia 17 de julho, reuniu-se com representantes do Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas (MPC/AL) para tratar sobre a renovação da frota do transporte coletivo de Maceió. Apesar de já ter ciência do assunto, o órgão ainda não foi notificado. Assim que for oficialmente informada, a Superintendência prestará todas as informações solicitadas.
A SMTT ressalta que o apoio do MPC/AL e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) tem sido fundamental nesse processo para maior transparência no cumprimento do contrato do Transporte Público Coletivo de Maceió.
Veja também
Últimas notícias

PGR pede ao STF fim de inquérito sobre Bolsonaro por suposta fraude em cartão de vacina

PF investiga grupo suspeito de ocultar cadáver de beneficiária para receber pensão em seu lugar

Babá procura 'monstros' para criança e encontra homem debaixo da cama

R$300 milhões em um trimestre: PC desarticula grupo de tráfico interestadual de drogas

Pikachu se junta a protestos na Turquia e viraliza: 'Tem que pegar todos'

Professora idosa é espancada por família de aluno de sete anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
