Câmara deve recorrer de decisão que suspende retirada de catracas elevadas
Atualizada às 12h49
Uma decisão monocrática proferida pelo juiz Antônio Emanuel Dória Ferreira , do Tribunal de Justiça de Alagoas, causou rebuliço entre a comunidade maceioense. A medida judicial desobriga as empresas de ônibus de retirar as catracas elevadas dos coletivos, conforme previsto em lei municipal aprovada na Câmara de Vereadores da cidade.
A determinação foi assinada na última quinta-feira (09) e atende ao pedido da Federação do Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse).
Após tomar conhecimento da decisão judicial, o vereador Silvanio Barbosa (MDB), autor da lei, relatou que a Casa Legislativa deve acionara a Procuradoria da Câmara e recorrer da decisão.
Para Silvanio a lei trata da dignidade humana e é uma questão de saúde pública. “Estou em viagem e retorno na segunda-feira, mas se for necessário solicitaremos uma audiência com o presidente do TJ para tentar sensibilizar a Justiça sobre esse problema que interfere na dignidade humana. É um problema de saúde pública e um desejo da população”, afirma Silvanio.
Embora esclareça que respeita a decisão de Justiça, o vereador relata que se for preciso ir à Brasília para dar solução ao problema, assim fará, sem dar detalhes de que órgãos federais iria acionar.
A decisão da suspensão das retiradas se deu no prazo máximo dado pela própria justiça às empresas de ônibus para o início das remoção das catracas suspensas.
Relembre o imbróglio
O vereador levou o PL à Câmara depois de ser procurado por usuários do transporte público urbano que relataram os transtornos causados pelas catracas altas.
Depois de ser aprovada pela Câmara o projeto foi vetado pelo Prefeito Rui Palmeira (PSDB) e ao voltar para a Casa de Mário Guimarães, por decisão unânime, os vereadores derrubaram o veto e a Lei 6.752/2018 foi promulgada logo depois.
O 7Segundos procurou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Alagoas (SMTT) que informou que não foi notificada oficialmente da decisão judicial. Por outro lado, tentamos contato com a assessoria do TJ que confirmou que irá se pronunciar sobre o assunto em breve.
Confira a nota da SMTT na íntegra:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial. No entanto, suspenderá as operações de fiscalização das catracas altas, que estavam previstas para começar na próxima segunda-feira (13).
Veja também
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
