Câmara deve recorrer de decisão que suspende retirada de catracas elevadas
Atualizada às 12h49
Uma decisão monocrática proferida pelo juiz Antônio Emanuel Dória Ferreira , do Tribunal de Justiça de Alagoas, causou rebuliço entre a comunidade maceioense. A medida judicial desobriga as empresas de ônibus de retirar as catracas elevadas dos coletivos, conforme previsto em lei municipal aprovada na Câmara de Vereadores da cidade.
A determinação foi assinada na última quinta-feira (09) e atende ao pedido da Federação do Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse).
Após tomar conhecimento da decisão judicial, o vereador Silvanio Barbosa (MDB), autor da lei, relatou que a Casa Legislativa deve acionara a Procuradoria da Câmara e recorrer da decisão.
Para Silvanio a lei trata da dignidade humana e é uma questão de saúde pública. “Estou em viagem e retorno na segunda-feira, mas se for necessário solicitaremos uma audiência com o presidente do TJ para tentar sensibilizar a Justiça sobre esse problema que interfere na dignidade humana. É um problema de saúde pública e um desejo da população”, afirma Silvanio.
Embora esclareça que respeita a decisão de Justiça, o vereador relata que se for preciso ir à Brasília para dar solução ao problema, assim fará, sem dar detalhes de que órgãos federais iria acionar.
A decisão da suspensão das retiradas se deu no prazo máximo dado pela própria justiça às empresas de ônibus para o início das remoção das catracas suspensas.
Relembre o imbróglio
O vereador levou o PL à Câmara depois de ser procurado por usuários do transporte público urbano que relataram os transtornos causados pelas catracas altas.
Depois de ser aprovada pela Câmara o projeto foi vetado pelo Prefeito Rui Palmeira (PSDB) e ao voltar para a Casa de Mário Guimarães, por decisão unânime, os vereadores derrubaram o veto e a Lei 6.752/2018 foi promulgada logo depois.
O 7Segundos procurou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Alagoas (SMTT) que informou que não foi notificada oficialmente da decisão judicial. Por outro lado, tentamos contato com a assessoria do TJ que confirmou que irá se pronunciar sobre o assunto em breve.
Confira a nota da SMTT na íntegra:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial. No entanto, suspenderá as operações de fiscalização das catracas altas, que estavam previstas para começar na próxima segunda-feira (13).
Veja também
Últimas notícias
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
