SMTT define data limite para as empresas de ônibus adequarem suas frotas
Após o Ministério Público de Contas e o Ministério Público Estadual solicitarem informações atualizadas acerca do cronograma de adequação das frotas de ônibus que circulam em Maceió e ainda cobrarem a definição de uma data limite para que as empresas concessionárias cumpram o contrato firmado com a Prefeitura de Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) determinou o prazo final para a renovação da frota.
De acordo com a Portaria Nº0152, publicada no Diário Oficial do Município e que já está em vigor, para os veículos que já deveriam ter saído do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió devido à idade máxima permitida, as empresas concessionárias têm quatro meses para comprovar a compra dos novos veículos e 12 meses para inseri-los no sistema. Já para os veículos que devem sair do sistema até o final de 2018, o prazo para a comprovação de compra é de seis meses, e inserção de 12 meses.
As empresas que não atenderem aos prazos estipulados sofrerão penalidades que vão de multa a extinção do contrato de concessão, com o devido respeito ao princípio da Ampla Defesa.
Na fase de licitação, as quatro empresas concessionárias apresentaram um cronograma de adequação de suas frotas levando em consideração a idade máxima dos veículos e idade média da frota, porém, o cronograma não foi cumprido e agora, com a portaria da SMTT, as empresas terão poucos meses para comprovar a compra de novos veículos que substituirão aqueles que ainda estão em circulação num visível descumprimento contratual.
“As medidas adotadas são mais um ponto do trabalho de acompanhamento do MPE/AL e MPC/AL e que vem colhendo bons frutos, com respostas concretas da Superintência, através do apoio do seu corpo técnico”, ressaltou a Procuradora de Contas Stella Méro.
FISCALIZAÇÃO
Também após provocação do MPC/AL e do MPE/AL, a SMTT criou uma comissão de fiscalização permanente que vai acompanhar a qualidade do serviço prestado pelas quatro concessionárias que operam o serviço de transporte público na Capital. A comissão tem o objetivo verificar se os parâmetros de qualidade do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió estão sendo cumpridos, além de garantir a análise e o acompanhamento permanente dos indicadores. A cada seis meses, a comissão deverá apresentar relatório ao Conselho Municipal de Transportes Coletivos de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
