Sinturb registra evasão de 30% de passageiros nas linhas do Benedito Bentes
Real Alagoas estima que apenas 70% efetua o pagamento da passagem de ônibus
O levantamento foi feito através da empresa Real Alagoas e entregue ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb , e foi detectado que as linhas chegam ao terminal do Benedito Bentes transportando muito mais passageiros do que, de fato, giraram a catraca.
A empresa estima que apenas 70% efetua o pagamento. No último levantamento foram em média 10 mil (10.126,5) passageiros transportados pelas 13 linhas alimentadoras. Desses, 3 mil (3.037,8) não fizeram o pagamento da tarifa e entraram no ônibus pela porta traseira.
De acordo com o Sinturb, as linhas alimentadoras: Conjunto Caetés, Aprigio Vilela, Cidade Sorriso I e Conjunto Carminha, são as que mais registram casos de evasão.
No dia 9 de agosto, foi registrado um vídeo de um veículo com saída para o Conjunto Carminha, na volta para o terminal, desceram 35 passageiros, porém, apenas um deles efetuou o pagamento junto ao cobrador e passou pela catraca. Outro flagrante foi registrado em vídeo, nele, é possível ver que o veículo fez o transporte de 14 passageiros do Conjunto Cidade Sorriso I para o Terminal Integrado do Benedito Bentes e apenas 7 passageiros pagaram, uma evasão de 50%. Em outro, é constatado o transporte de 23 passageiros e apenas 12 efetuaram o pagamento, evasão de 47%.
De acordo com o gerente de planejamento e operações da Real Alagoas, as linhas realizam uma média de 46 viagens por linha, que tem como sentido o Terminal do Benedito Bentes, onde os passageiros fazem integração com outras linhas, em todas essas viagens a empresa registra ocorrência de evasão.
“O pagamento da viagem é feito no bairro onde as linhas alimentadoras passam, mas quando o veículo chega até esses conjuntos os passageiros insistem em aproveitar a porta traseira para embarcarem e em alguns casos, os passageiros quebram a porta para entrar de forma irregular. Quando a viagem chega ao terminal, os passageiros já podem se deslocar diretamente para outra linha da mesma empresa, e consequentemente não pagam a tarifa.”, explicou o gerente.
É importante atentar também para o problema que afeta a ampliação de oferta de viagens das linhas. “A evasão dificulta o direcionamento da linha, porque a empresa passa ter dificuldade em manter uma viagem de determinada linha quando ela transporta em média 3 passageiros pagantes, ou seja, tecnicamente não existe a necessidade de ofertar novas viagens para a comunidade. ”
De acordo com os rodoviários, nesses bairros a evasão é alta porque a maioria dos passageiros se recusam a pagar a tarifa.
“Quando chegamos nesses conjuntos para buscar os passageiros, a maioria utiliza a porta traseira do ônibus para entrar. As vezes, de 40 pessoas que estão dentro do ônibus, apenas 3 passam pela catraca. E nós não podemos fazer nada, as áreas são muito perigosas.”, afirmou um motorista de uma das linhas alimentadoras que não foi identificado.
Linhas de maior incidência
806 - Caetés / T.I. Benedito Bentes
807 - Aprigio Vilela / T.I. Benedito Bentes
804 - Cidade Sorriso I / T.I. Benedito Bentes
812 - Carminha / T.I. Benedito Bentes.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
