Dupla divide Nobel de Medicina por terapia contra o câncer
Academia Sueca anunciou o prêmio de R$4 milhões nesta segunda-feira (01). Os cientistas descobriram tipo de terapia contra o câncer baseada na inibição da regulação imune negativa

James P. Allison e Tasuku Honjo são os ganhadores do Prêmio Nobel 2018 de Medicina. A Academia Sueca anunciou nesta segunda-feira (01) que o americano e o japonês irão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 4.098.402.
Os dois desenvolveram pesquisas separadas envolvendo proteínas que agem como um freio no sistema imune durante tratamento de câncer. "Eles estabeleceram um princípio inteiramente novo para a terapia do câncer", afirmou a Academia Sueca.
O imunologista James P. Allison, da Universidade do Texas, estudou uma proteína que funciona como um freio no sistema imune. "Ele descobriu o potencial de solar esse freio e lançar as células imunes para atacar os tumores, e desenvolveu esse conceito até chegar a uma nova abordagem para tratar pacientes", diz a Fundação Nobel.
Já o imunologista Tasuku Honjo, professor da Universidade de Kyoto, descobriu uma proteína nas células imunes que também age como um freio, mas com um mecanismo diferente de ação. "Terapias baseadas na descoberta dele provaram ser bastante efetivas na luta contra o câncer", afirma a Fundação.
De acordo com especialistas presentes no anúncio, o tratamento é inovador porque é direcionado ao sistema imune, ao invés de atuar diretamente no tumor. Eles também afirmaram que o tratamento tem menos efeitos colaterais e é especialmente eficaz contra o melanoma maligno, tipo de câncer de pele, pulmão, rins, linfoma, e "muitos outros".
Últimas notícias

Parecer da anistia pode reduzir pena de Bolsonaro e mantê-lo em prisão domiciliar

Mulher é presa em AL ao transportar mais de 15kg de maconha em ônibus interestadua

Ação + Centro Novo transforma Praça Manoel André em polo de serviços e cidadania
Orquestra Filarmônica de Alagoas une o tradicional e o contemporâneo em novo concerto

O que é a síndrome rara que causa fome insaciável em criança de 2 anos

Arapiraca é destaque nacional em acesso à educação e lidera ranking em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
