Alagoas Previdência é o primeiro do Nordeste a receber selo Pró-Gestão
Certificação confirma gestão séria do Governo do Estado, que vem buscando a excelência nos serviços previdenciários em Alagoas
A Alagoas Previdência é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Nordeste a obter o selo Pró-Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios).
A certificação eleva a boa gestão junto à Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda e posiciona a autarquia como referência em administração para os demais RPPS do País. O Governo do Estado aderiu oficialmente ao programa de certificação em abril deste ano.
De acordo com Roberto Moisés, presidente da autaquia, a certificação, recebida nesta semana, coroa uma gestão séria que o Governo do Estado vem buscando na excelência dos serviços previdenciários em Alagoas. “O selo confirma o padrão de qualidade e as normas técnicas da instituição”, afirma.
Para que todos os padrões e normas técnicas fossem alinhados às exigências do órgão certificador (Instituto de Certificação Qualidade Brasil-ICQ), foi realizado um trabalho com muita dedicação e empenho dos servidores das áreas de Governança, Controle Interno, Comunicação, Benefícios, Administração e Finanças da Alagoas Previdência.
O importante mérito conquistado pela autarquia se deu ao cumprir todas as exigências da certificadora, passando a ser o primeiro do Nordeste e a ter referência nacional em práticas adequadas de gestão previdenciária relativas a Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Para Roberto Moisés, adotar esses padrões de qualidade, implantar melhorias e readequar fluxos processos têm sido os desafios dos últimos anos da Alagoas Previdência.
PRÓ-GESTÃO
O Pró-Gestão foi criado pelo Ministério da Previdência Social, atualmente Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda (de acordo com a Lei nº 13.341/2016), e tem o fundamento de atribuir e exercer a orientação, supervisão, acompanhamento dos RPPS, estabelecer e publicar parâmetros e diretrizes gerais para a organização e funcionamento nos termos do art. 9º, I e II da Lei nº 9.717/1998. Ele fornece quatro níveis de aderência e tem validade de três anos.
O objetivo é incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, e proporcionar mais transparência no relacionamento dos RPPS com os segurados e a sociedade.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
