Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo
Em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas
Seguindo a tendência registrada nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió apresentou elevação em outubro, conforme indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL).
Em outubro, o ICEC cresceu 1% e a proximidade do final de ano pode explicar esse comportamento. Segundo avalia Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), como nesse período o setor sucroalcooleiro absorve mão de obra temporária, mantendo-a empregada por um período aproximado de seis a oito meses, há uma elevação da renda, o que permite um maior consumo.
Da mesma forma, para o setor de Serviços aproxima-se a alta temporada que, consequentemente, estimula contratações devido ao aumenta do fluxo de turistas. Além disso, eleva-se também a aquisição de mercadorias no Comércio, estimulando o setor a contratar temporários para suprir a demanda. E os dados comprovam essa dinâmica: somente em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas; destas, 237 foram em Maceió.
Apesar de aumentar por três meses seguidos, quando comparado a outubro de 2017, o desempenho atual do ICEC foi 1,9% menor. Para o economista, isso decorre das incertezas políticas. “Há um certo travamento da economia por conta da corrida eleitoral, pois são muitas as expectativas criadas e, por determinação legal, houve a redução do consumo por parte dos governos em agosto, reduzindo a confiança”, assegura Felippe.
A expectativa quanto à economia brasileira no horizonte nos próximos 6 meses também retraiu e ficou em 4,4% comparado ao mesmo período de 2017. Na mesma linha, o índice de investimento e contratação de funcionários está 3,7% abaixo do registrado ano passado.
Analisando apenas o mês de outubro deste ano, o subindicador das Condições Atuais do Comércio aponta crescimento de 1,9% e o indicador que avalia a confiança do empresário em relação aos próximos meses reduziu 0,4%. O indicativo de investimentos e contratação apresentou alta de 2,9% em relação a setembro, motivado por uma alta de 7,9% na contratação de funcionários.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
