Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo
Em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas
Seguindo a tendência registrada nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió apresentou elevação em outubro, conforme indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL).
Em outubro, o ICEC cresceu 1% e a proximidade do final de ano pode explicar esse comportamento. Segundo avalia Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), como nesse período o setor sucroalcooleiro absorve mão de obra temporária, mantendo-a empregada por um período aproximado de seis a oito meses, há uma elevação da renda, o que permite um maior consumo.
Da mesma forma, para o setor de Serviços aproxima-se a alta temporada que, consequentemente, estimula contratações devido ao aumenta do fluxo de turistas. Além disso, eleva-se também a aquisição de mercadorias no Comércio, estimulando o setor a contratar temporários para suprir a demanda. E os dados comprovam essa dinâmica: somente em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas; destas, 237 foram em Maceió.
Apesar de aumentar por três meses seguidos, quando comparado a outubro de 2017, o desempenho atual do ICEC foi 1,9% menor. Para o economista, isso decorre das incertezas políticas. “Há um certo travamento da economia por conta da corrida eleitoral, pois são muitas as expectativas criadas e, por determinação legal, houve a redução do consumo por parte dos governos em agosto, reduzindo a confiança”, assegura Felippe.
A expectativa quanto à economia brasileira no horizonte nos próximos 6 meses também retraiu e ficou em 4,4% comparado ao mesmo período de 2017. Na mesma linha, o índice de investimento e contratação de funcionários está 3,7% abaixo do registrado ano passado.
Analisando apenas o mês de outubro deste ano, o subindicador das Condições Atuais do Comércio aponta crescimento de 1,9% e o indicador que avalia a confiança do empresário em relação aos próximos meses reduziu 0,4%. O indicativo de investimentos e contratação apresentou alta de 2,9% em relação a setembro, motivado por uma alta de 7,9% na contratação de funcionários.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
