Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo
Em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas

Seguindo a tendência registrada nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió apresentou elevação em outubro, conforme indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL).
Em outubro, o ICEC cresceu 1% e a proximidade do final de ano pode explicar esse comportamento. Segundo avalia Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), como nesse período o setor sucroalcooleiro absorve mão de obra temporária, mantendo-a empregada por um período aproximado de seis a oito meses, há uma elevação da renda, o que permite um maior consumo.
Da mesma forma, para o setor de Serviços aproxima-se a alta temporada que, consequentemente, estimula contratações devido ao aumenta do fluxo de turistas. Além disso, eleva-se também a aquisição de mercadorias no Comércio, estimulando o setor a contratar temporários para suprir a demanda. E os dados comprovam essa dinâmica: somente em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas; destas, 237 foram em Maceió.
Apesar de aumentar por três meses seguidos, quando comparado a outubro de 2017, o desempenho atual do ICEC foi 1,9% menor. Para o economista, isso decorre das incertezas políticas. “Há um certo travamento da economia por conta da corrida eleitoral, pois são muitas as expectativas criadas e, por determinação legal, houve a redução do consumo por parte dos governos em agosto, reduzindo a confiança”, assegura Felippe.
A expectativa quanto à economia brasileira no horizonte nos próximos 6 meses também retraiu e ficou em 4,4% comparado ao mesmo período de 2017. Na mesma linha, o índice de investimento e contratação de funcionários está 3,7% abaixo do registrado ano passado.
Analisando apenas o mês de outubro deste ano, o subindicador das Condições Atuais do Comércio aponta crescimento de 1,9% e o indicador que avalia a confiança do empresário em relação aos próximos meses reduziu 0,4%. O indicativo de investimentos e contratação apresentou alta de 2,9% em relação a setembro, motivado por uma alta de 7,9% na contratação de funcionários.
Veja também
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
