Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo
Em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas

Seguindo a tendência registrada nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió apresentou elevação em outubro, conforme indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL).
Em outubro, o ICEC cresceu 1% e a proximidade do final de ano pode explicar esse comportamento. Segundo avalia Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), como nesse período o setor sucroalcooleiro absorve mão de obra temporária, mantendo-a empregada por um período aproximado de seis a oito meses, há uma elevação da renda, o que permite um maior consumo.
Da mesma forma, para o setor de Serviços aproxima-se a alta temporada que, consequentemente, estimula contratações devido ao aumenta do fluxo de turistas. Além disso, eleva-se também a aquisição de mercadorias no Comércio, estimulando o setor a contratar temporários para suprir a demanda. E os dados comprovam essa dinâmica: somente em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas; destas, 237 foram em Maceió.
Apesar de aumentar por três meses seguidos, quando comparado a outubro de 2017, o desempenho atual do ICEC foi 1,9% menor. Para o economista, isso decorre das incertezas políticas. “Há um certo travamento da economia por conta da corrida eleitoral, pois são muitas as expectativas criadas e, por determinação legal, houve a redução do consumo por parte dos governos em agosto, reduzindo a confiança”, assegura Felippe.
A expectativa quanto à economia brasileira no horizonte nos próximos 6 meses também retraiu e ficou em 4,4% comparado ao mesmo período de 2017. Na mesma linha, o índice de investimento e contratação de funcionários está 3,7% abaixo do registrado ano passado.
Analisando apenas o mês de outubro deste ano, o subindicador das Condições Atuais do Comércio aponta crescimento de 1,9% e o indicador que avalia a confiança do empresário em relação aos próximos meses reduziu 0,4%. O indicativo de investimentos e contratação apresentou alta de 2,9% em relação a setembro, motivado por uma alta de 7,9% na contratação de funcionários.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
