Milhares celebram o Dia Nacional da Consciência Negra na Serra da Barriga
Milhares de pessoas subiram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, a 80 km de Maceió, para reverenciar Zumbi e celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, neste 20 de novembro, terça-feira. O governador em exercício, Luciano Barbosa, participou da solenidade.
"Hoje é um dia muito importante não só para a comunidade negra, mas para todo o povo brasileiro; eu diria até para a humanidade. Além de ser uma luta travada pelo fim da escravidão, o Quilombo dos Palmares representou, também, uma luta pela liberdade antes mesmo da Revolução Francesa acontecer. Isso significa que somos precursores de toda essa luta que a humanidade tem travado ao longo dos tempos", disse Luciano Barbosa.
A Serra da Barriga foi a sede do Quilombo dos Palmares, onde viveram, entre 1597 e 1695, mais de 30 mil negros, grande parte fugida do cativeiro e que se autodeclarava liberta da escravidão, sob o comando de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em combate na Serra Dois Irmãos, em Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695.
"A Serra da Barriga abrigou o maior quilombo do mundo, um quilombo de resistência onde viveram Zumbi e Dandara, guerreiros reconhecidos internacionalmente. Ver aqui os povos dos terreiros, os capoeiristas e os turistas reunidos representa toda essa miscigenação que é o Brasil", afirmou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva.
Símbolo da resistência contra a escravidão, Zumbi lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no Brasil. O dia de sua morte, 20 de novembro, é celebrado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
"Aqui se celebra não a morte de Zumbi, aqui se celebra não o fim do Quilombo, aqui se celebra exatamente a vida, a liberdade e o direito das pessoas construírem a sua liberdade, mesmo sob as condições mais adversas", ponderou o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, que também acompanhou o governador durante a solenidade.
No platô da Serra da Barriga, Luciano Barbosa e o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, depositaram flores no Memorial a Zumbi, ao som ritmado dos atabaques, que substituiu a ruidosa salva de tiros, em homenagem ao herói nacional.
"Aqui não queremos tiros, porque assim Zumbi foi morto. Aqui queremos celebrar a vida, a liberdade", justificou o presidente da Fundação Palmares.
PAVIMENTAÇÃO
Por meio do Programa Pró-Estrada, o Governo do Estado está implantando a estrada de acesso à Serra da Barriga. A obra vai favorecer e consolidar o turismo histórico, étnico e cultural. No ano passado, a Serra da Barriga recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.
A obra de implantação e pavimentação tem 7,4 quilômetros e está orçada em cerca de R$ 8 milhões. Mais de 63% dela já foi concluída e a previsão é de que fique pronta até abril do próximo ano.
A ideia do Governo do Estado era justamente inaugurar a obra neste 20 de novembro, mas prospecções arqueológicas feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na área tombada detectaram importantes achados, o que retardou um pouco o ritmo dos trabalhos de construção.
Da parte urbana à base da Serra, o trecho será em asfalto e dali até o platô, em paralelepípedos. O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, afirmou que a pavimentação do acesso à Serra da Barriga é uma reivindicação antiga, existente desde o tombamento do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em 1985, e que agora está prestes a ser implementado pelo Governo do Estado.
"O governador Renan Filho está concretizando esse sonho, possibilitando o acesso à Serra da Barriga de inverno a verão. Isso vai incentivar o turismo e favorecer a economia do município, possibilitando também que a gente divulgue e preserve ainda mais a história de Zumbi dos Palmares", destacou "Kil", como é conhecido o prefeito de União dos Palmares. O governador encontra-se em férias.
O presidente da Fundação Palmares também destacou a parceria com o Governo do Estado para a realização das festividades do 20 de Novembro. "Em tempos de vacas magras, o Governo do Estado deu toda a estrutura necessária para a realização do evento deste ano. Antes, muitos turistas que chegavam para visitar a Serra da Barriga no inverno não tinham como subir por causa da chuva e hoje temos uma estrada que está ficando maravilhosa", acrescentou.
Participaram, ainda, da solenidade o deputado federal Paulo Fernando dos Santos (PT), o "Paulão", e o estadual Rodrigo Cunha (PSDB), eleito senador.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
