Obra de Botticelli escondia anatomia do coração humano
Pesquisadores descobriram detalhes em "A Madonna da Romã"
Um estudo publicado na revista científica Interactive Cardiovascular and Thoracic Surgery, divulgado nesta segunda-feira (3), aponta que o pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510) teria retratado a anatomia do coração humano na obra A Madonna da Romã, de 1487. O quadro evidencia Maria com o menino Jesus em seus braços, segurando uma romã.
"A disposição das sementes e dos septos na fruta cortada pela metade desenha os dois átrios do coração, os dois ventrículos e o tronco pulmonar principal", diz o especialista em medicina na arte e coordenador da pesquisa, Davide Lazzerri.
"Mesmo a coroa da romã é separada em duas partes que imitam a veia cava superior e o arco da aorta com os seus três ramos", acrescenta.
"Sabemos que ele [Botticelli] teve lições de anatomia em Bolonha, influenciado pelos livros de Mondino dei Liuzzi e Girolamo Manfredi e que seguramente entrou em contato com os desenhos de seu amigo Leonardo Da Vinci", explica o pesquisador.
Estudos anteriores já haviam sugerido que Botticelli tivesse escondido os detalhes anatômicos dos pulmões em suas duas de suas obras mais famosas: A Primavera e O Nascimento de Vênus. A Madonna da Romã está exposta atualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
Veja também
Últimas notícias
Deputado bolsonarista manda ofício à CBF pedindo convocação de Neymar para Copa
Filha doa medula para salvar a vida de mãe com leucemia
Ypê: entenda os próximos passos após empresa recorrer de decisão da Anvisa
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 52 milhões
Deslizamento de terra derruba muro de residência em Arapiraca
Trump provoca Irã ao postar fotos em IA de navios iranianos afundados
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
