Governo envia a ALE projeto que cria bolsa de qualificação para agentes penitenciários
O Projeto de Lei foi enviado após a categoria paralisar as atividade durante este final de semana
Foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o novo projeto de lei que institui a Bolsa de Qualificação Profissional para agentes penitenciários. A medida foi enviada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (04).
O projeto de lei busca alterar a Lei Estadual nº 7729, que institui a bolsa de qualificação. Conforme consta na publicação, o governo - por intermédio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) - vem, desde 2015, realizando política continuada de valorização dos agentes penitenciários.
Na última sexta (30), os agentes anunciaram paralisação, decidida após assembleia da categoria. O sindicato alegou que houve descumprimento de acordo por parte do governo em relação ao pagamento da bolsa de qualificação. A categoria receberia o pagamento a partir deste mês de novembro, o que não foi cumprido.
Com a paralisação dos agentes penitenciários, na manhã do sábado (1º), parentes de presos recolhidos no Sistema Prisional realizaram protestos.
Medida
Na publicação, o Estado informa que tal proposta permite o pagamento da bolsa até outubro de 2019, "constituindo-se de suma importância para fomentar o aprimoramento desses servidores, diante do alto grau de complexidade de suas ações, proporcionando a melhoria do desempenho de suas atribuições e, consequentemente, prestando um melhor serviço público à sociedade alagoana".
O Governo pede ainda que a casa aprecie a proposta em caráter de urgência.
O pagamento da bolsa tem caráter indenizatório e sua duração se dará por tempo determinado, além de ser condicionado à previsão e à aprovação da despesa na Lei Orçamentária Anual para 2019 - LOA/2019, à existência de dotação orçamentária e à disponibilidade financeira em relação às parcelas de 2019.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
