Prefeitura de Maceió ganha Selo Ressocializador
A Prefeitura de Maceió, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Agência Reguladora de Serviços (Arser), foi consagrada com o Selo Ressocializador, um reconhecimento ao convenio firmado com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para promover a inclusão de egressos do Sistema Prisional de Alagoas no mercado de trabalho. O selo foi entregue na noite dessa terça-feira (4), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
“Trabalhar pela reinserção é parte fundamental do processo de ressocialização. É uma forma de ajudar e dar aos reeducandos uma nova perspectiva de futuro”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.
Para a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da PGM, Débora Malta, o selo reafirma o compromisso da Prefeitura na promoção de políticas públicas desenvolvidas para mão de obra carcerária. “É de grande valia para o Município receber este reconhecimento do Estado. Trabalhamos juntos para a inclusão de reeducandos que querem uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse.
A seleção dos reeducandos que participam do projeto é feita pela Seris. São escolhidos os egressos em regime semiaberto e que se adequam de acordo com as necessidades da PGM, que traça um perfil do trabalho que será executado. Os trabalhadores executam serviços de limpeza, manutenção e recepção. Em contrapartida, recebem um salário mínimo e vale transportes.
Conforme previsto na Lei de Execução Penal, além do objetivo de punir o ato ilegal, Justiça deve ter como função reeducar e proporcionar condições para que o reeducando volte a sociedade. “A maioria dos trabalhadores que se adequam no perfil estão em busca de uma primeira experiência no mercado de trabalho”, acrescentou Débora Malta.
A Prefeitura segue trabalhando para ampliar o convênio e ofertar mais oportunidades.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
