Prefeitura de Maceió ganha Selo Ressocializador
A Prefeitura de Maceió, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Agência Reguladora de Serviços (Arser), foi consagrada com o Selo Ressocializador, um reconhecimento ao convenio firmado com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para promover a inclusão de egressos do Sistema Prisional de Alagoas no mercado de trabalho. O selo foi entregue na noite dessa terça-feira (4), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
“Trabalhar pela reinserção é parte fundamental do processo de ressocialização. É uma forma de ajudar e dar aos reeducandos uma nova perspectiva de futuro”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.
Para a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da PGM, Débora Malta, o selo reafirma o compromisso da Prefeitura na promoção de políticas públicas desenvolvidas para mão de obra carcerária. “É de grande valia para o Município receber este reconhecimento do Estado. Trabalhamos juntos para a inclusão de reeducandos que querem uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse.
A seleção dos reeducandos que participam do projeto é feita pela Seris. São escolhidos os egressos em regime semiaberto e que se adequam de acordo com as necessidades da PGM, que traça um perfil do trabalho que será executado. Os trabalhadores executam serviços de limpeza, manutenção e recepção. Em contrapartida, recebem um salário mínimo e vale transportes.
Conforme previsto na Lei de Execução Penal, além do objetivo de punir o ato ilegal, Justiça deve ter como função reeducar e proporcionar condições para que o reeducando volte a sociedade. “A maioria dos trabalhadores que se adequam no perfil estão em busca de uma primeira experiência no mercado de trabalho”, acrescentou Débora Malta.
A Prefeitura segue trabalhando para ampliar o convênio e ofertar mais oportunidades.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
