Iteral e MSL se reúnem para discutir regulação de propriedade na Zona da Mata
Famílias camponesas buscam a regulação da terra para assentamento rural
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu a visita de representantes do Movimento Social de Luta (MSL), nesta segunda-feira (10), que buscavam informações sobre a produção da cadeia dominial da Fazenda Guanabara.
Na ocasião, foi informado que a regularização fundiária na região da Zona da Mata alagoana encontra-se em processo de execução. No entanto, é preciso fazer um estudo minucioso quanto a regularização do imóvel. Estima-se que a área é decorrente da Usina São Semeão, inclusive, possui registros nos cartórios dos municípios de Branquinha e Murici.
A equipe técnica do Iteral recebeu neste mês a documentação expedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL), que tem interesse em comprar partes das terras para serem destinadas à reforma agrária. Todos os dados levantados e presentes na escritura, planta e cálculo analítico terão que ser analisados; além de saber o histórico do imóvel e qual a real titularidade.
“Todas informações serão verificadas e tem que bater, havendo alguma divergência, a equipe do Iteral terá que fazer uma nova vistoria em campo. O que o Iteral puder fazer para dar a legitimidade ao processo e garantir a aquisição das terras, vamos fazer!”, destacou o diretor presidente Jaime Silva.
O líder Jailson dos Santos alega que a propriedade possui dois proprietários, um deles já é falecido, e a família tem interesse em vender. “Nós estamos lá há 13 anos, são 32 famílias acampadas. Já fomos do MLST, do MST e há dois anos estamos com o MSL. As famílias são as mesmas desde o início e estamos plantando macaxeira, melancia, feijão de corda, batata doce, coentro, quiabo, frutas, além de criar alguns animais”, citou.
O MSL é um movimento novo, possui oito anos de atuação no Brasil e encontra-se há dois anos no Estado de Alagoas, contando apenas com esse acampamento.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
