Ufal divulga datas para novos alunos em 2019
Candidatos poderão ingressar na instituição com as notas do Enem e fazendo a inscrição no Sisu
Estão previstas para o período entre 22 e 25 de janeiro as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o mecanismo informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram as provas do Enem em 2018 e obtiveram nota superior a zero na redação. O resultado do exame será divulgado no dia 18 de janeiro.
Nesta terça-feira (1º), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou em seu perfil no Instagram, o calendário para os alunos novos, que ingressarão em 2019 na instituição. Segundo a publicação, após o Sisu ser aberto, no dia 28 de janeiro será realizado a chamada regular dos estudantes que conseguiram uma das 4.500 vagas oferecidas pela universidade.
Há a possibilidade de o candidato entrar em lista de espera caso não tenha sido selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso, que vai de 28 de janeiro à 04 de fevereiro. A convocação para os candidatos da lista de espera ocorre no dia 07 de fevereiro.
A data da matrícula dos aprovados ainda será definida pela Ufal. É importante que o aluno fique atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição em que foi aprovado, evitando atrasos que possam representar a perda da vaga.
Cronograma Sisu/Ufal
Período de inscrições: 22 a 25/1
Resultado da chamada regular: 28/1
Prazo para participar da lista de espera: 28/1 a 4/2
Matrícula da chamada regular: será definido pela instituição
Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 7/2
Como se inscrever no Sisu
– Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem para acesso ao site sisu.mec.gov.br.
– Atualize seus dados de contato.
– Você poderá escolher até duas opções de curso. Para começar, é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".
– O primeiro passo é pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca, aparecem os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas) e em seguida em "Escolher este curso" para continuar.
– Depois, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade". Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
– Por fim, confirme os dados do curso escolhido para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em "Confirmar minha inscrição".
– Na tela "Minha inscrição", confira a inscrição que você terá acabado de concluir. As opções de curso podem ser alteradas entre os dias 22 e 25/1. Apenas a última mudança será considerada.
– As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir de 0h. Acompanhe-as durante o período de inscrição para avaliar suas chances.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
