Membro da Igreja espanhola impede exumação de corpo do ditador Franco
Governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que chegou ao poder em junho de 2018, classificou a ação como 'política obstrucionista' e reiterou que o ditador não pode ficar em uma tumba do Estado
Um membro da Igreja católica da Espanha não autorizou o acesso à basílica do Valle de los Caídos para exumar o corpo do ditador Francisco Franco, ali enterrado desde 1975. O governo espanhol, que em setembro de 2018 autorizou a exumação sem a autorização dos parentes de Franco, qualificou nesta quinta-feira, 5, o episódio como “posição obstrucionista”.
O prior da abadia, Santiago Cantera, defendeu que faltou consenso na família de Franco e que o assunto ainda está pendente na Justiça. O governo assegurou que continuará com o processo de exumação.
Fontes do governo afirmaram à agência EFE que o Executivo já esperava essa notícia, considerando a atitude do prior, “cujos antecedentes ideológicos são conhecidos publicamente”. O governo lembra que o religioso, antes de ingressar na Ordem dos Beneditinos, foi candidato às eleições legislativas de 1993 e aos comícios europeus de 1994 por um partido de orientação fascista.
A exumação de Franco (1892-1975), ditador espanhol que permaneceu por mais de três décadas no poder, se transformou nos últimos meses em prioridade para o governo socialista de Pedro Sánchez, atual primeiro-ministro. A posição do governo é de que a democracia espanhola não pode permitir manter Franco “em uma tumba do Estado”.
O Valle de los Caídos, a cerca de 50 km de Madri Foto: JAVIER SORIANO / AFP
“Algo que é inimaginável na Alemanha ou na Itália, países que também tiveram ditadores fascistas, creio que tampouco pode ser imaginável em nosso país”, afirmou Sánchez em junho.
Em setembro, os deputados espanhóis aprovaram a exumação, mas a família do ditador tenta boicotá-la. Os parentes propuseram que os restos mortais de Franco fossem transportados para uma cripta familiar na catedral de Almudena, no centro de Madri, zona turística. Mas o governo exige um lugar mais discreto.
Exumação
Franco foi enterrado na basílica do monumento do Valle de los Caídos, construído a mando do próprio ditador a 55 quilômetros de Madri, que abriga dezenas de milhares de mortos na Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Muitos na Espanha se opõem à existência do Valle de los Caídos, falando que o monumento é similar a uma homenagem a Hitler. Outros insistem que o mausoléu, erguido com trabalho forçado de prisioneiros-políticos para ser um lugar de reconciliação, é uma peça histórica.
Com a tumba do ditador sempre coberta de flores frescas, a basílica é um local de reunião de nostálgicos do franquismo. / EFE e AFP
O mausoléu
Franco governou a Espanha desde o fim da guerra civil até sua morte, em 1975, e foi sepultado em uma basílica em granito numa montanha 50 km a norte de Madri.

Últimas notícias
Padre utiliza cultura pop para poder inspirar jovenas à Igreja
Lourdes Melo, candidata que virou meme nas redes sociais, sofre AVC e vai para UTI
Homem é vítima de tentativa de homicídio no bairro do Jacintinho, em Maceió
Arthur Lira participa com JHC e Marina de caminhadas e carreatas em Chã Preta e Viçosa
Homem é preso com 700 gramas de drogas dentro de residência em Maceió
Inmet emite alerta de chuvas intensas para Maceió e municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
