Jangadas: saiba como se cadastrar para realizar o serviço
Solicitação deve ser feita na Central de Atendimento ao Cidadão

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também regulamenta o transporte de passageiros por meio das jangadas. Para realizar o serviço, os interessados devem fazer um cadastro no órgão. A solicitação deve ser feita na Central de Atendimento ao Cidadão, que está localizada Avenida Durval de Góes Monteiro, nº 829, no bairro Tabuleiro do Martins.
O primeiro passo do processo é passar pela avaliação da Capitania dos Portos, que vistoria as condições da jangada para saber se ela possui os instrumentos de segurança necessários, a exemplo dos coletes salva-vidas. Após esta etapa, será emitida a habilitação do condutor.
Na SMTT, o jangadeiro deve apresentar a documentação para se cadastrar e regulamentar o serviço. É preciso apresentar os originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, certidão criminal negativa da justiça federal e estadual, carteira de filiação à Colônia de Pescadores Z-1 com declaração e a cópia da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) emitida pela Capitania dos Portos de Alagoas, além do certificado do curso ofertado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Para cadastrar as embarcações, os jangadeiros devem apresentar ainda o registro e o termo de vistoria emitida pela Capitania dos Portos de Alagoas, comprovante de seguro obrigatório e comprovante de cadastro na Colônia de Pescadores Z-1 destinada à atividade de passeios. A carteira do permissionário ou motorista auxiliar tem o custo de R$ 8,86.
Veja também
Últimas notícias

CSE conquista a Copa Alagoas com vitória nos pênaltis e garante vaga na série D de 2026

Grave acidente na AL-115 deixa três mortos e dois feridos, em Arapiraca

Mulher é executada em ataque a domicílio na zona rural de Arapiraca

Homem é executado a tiros horas após deixar clínica de reabilitação em Arapiraca

PRF apreende ônibus clandestino com destino a Alagoas em rodovia do Paraná

Mulher é resgatada por Polícia Militar ao tentar pular de viaduto em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
