Pacientes reclamam da falta de colírio para glaucoma na capital
Usuários que recebem medicamento não estão encontrando em hospitais
Pacientes que recebem o colírio para glaucoma estão usando as redes sociais para denunciar que o medicamento está faltando em alguns hospitais da capital que fazem a ditribuição gratuita. A falta estaria ocorrendo desde novembro do ano passado.
Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que nos informou que o programa é de origem Federal e que nos últimos meses foi realizado um corte nas verbas e que cada município ficou responsável pela distribuição.
A Prefeitura de Maceió está fazendo a distribuição apenas para pacientes da capital, e que o caso pode ter ocorrido com usuários de outras cidades vizinhas que procuram o serviço na cidade.
Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que, a partir de fevereiro o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, passará a distribuir os colírios de glaucoma para os usuários cadastrados.
O órgão ainda salientou que, conforme acordado com os gestores municipais e o Ministério Público Federal (MPF), caberia aos municípios fornecerem o colírio até que o Estado concluísse o processo licitatório, de acordo com a legislação que deve ser seguida por todos os órgãos da esfera pública.