Mobilizados pela Prefeitura, portadores de glaucoma passam por reavaliação em União dos Palmares
A Prefeitura de União dos Palmares, municipio da Zona da Mata de Alagoas, continua mobilizando pacientes portadores de glaucoma para o procedimento de reavaliação. Cerca de 700 pacientes estão sendo atendidos nesta segunda etapa.
O público em questão, na quarta-feira (13/06), fez o recadastramento para tratamento nas unidades do Alto do Cruzeiro, da Vaquejada, do posto Francisco e Nelson e da Abolição. Já nesta quinta (14/06), serão os pacientes das unidades de Rocha Cavalcante, Várzea Grande, Nova Esperança, Newton Pereira, Teresa Romana, Santa Maria Madalena, Santa Fé, Padre Donald, Laginha e Sagrada Família.
Os pacientes que fazem tratamento no IOFAL de Maceió serão convocados pela capital para esta reavaliação. A secretária Geany Vergeth acompanhou os procedimentos.
Saiba mais sobre o Glaucoma
A neuropatia óptica caracterizada pela perda progressiva do campo visual, o glaucoma representa hoje 12,3% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se em cerca de 1 milhão os casos da doença, com incidência de 2 e 3% na população acima de 40 anos, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Dos cerca de 1 milhão de glaucomatosos, 50% ou mais não sabem que são portadores da doença. A estimativa é que até 2020 o glaucoma deverá atingir 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ao contrário do que ocorre com a catarata, a cegueira provocada pelo glaucoma é irreversível – e silenciosa, pois a forma mais comum da doença não apresenta sintomas. “A pessoa não se apercebe, a não ser quando já perdeu 90% de seu nervo óptico”, revela o oftalmologista Remo Susanna Jr., titular da disciplina de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Veja também
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
