Mobilizados pela Prefeitura, portadores de glaucoma passam por reavaliação em União dos Palmares

A Prefeitura de União dos Palmares, municipio da Zona da Mata de Alagoas, continua mobilizando pacientes portadores de glaucoma para o procedimento de reavaliação. Cerca de 700 pacientes estão sendo atendidos nesta segunda etapa.
O público em questão, na quarta-feira (13/06), fez o recadastramento para tratamento nas unidades do Alto do Cruzeiro, da Vaquejada, do posto Francisco e Nelson e da Abolição. Já nesta quinta (14/06), serão os pacientes das unidades de Rocha Cavalcante, Várzea Grande, Nova Esperança, Newton Pereira, Teresa Romana, Santa Maria Madalena, Santa Fé, Padre Donald, Laginha e Sagrada Família.
Os pacientes que fazem tratamento no IOFAL de Maceió serão convocados pela capital para esta reavaliação. A secretária Geany Vergeth acompanhou os procedimentos.
Saiba mais sobre o Glaucoma
A neuropatia óptica caracterizada pela perda progressiva do campo visual, o glaucoma representa hoje 12,3% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, estima-se em cerca de 1 milhão os casos da doença, com incidência de 2 e 3% na população acima de 40 anos, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Dos cerca de 1 milhão de glaucomatosos, 50% ou mais não sabem que são portadores da doença. A estimativa é que até 2020 o glaucoma deverá atingir 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ao contrário do que ocorre com a catarata, a cegueira provocada pelo glaucoma é irreversível – e silenciosa, pois a forma mais comum da doença não apresenta sintomas. “A pessoa não se apercebe, a não ser quando já perdeu 90% de seu nervo óptico”, revela o oftalmologista Remo Susanna Jr., titular da disciplina de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Veja também
Últimas notícias

SEMU informa calendário de ações do Agosto Lilás em Penedo durante Encontro das Mulheres

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
