IPTU na capital sofrerá reajuste superior a 4%
Inadimplência é de aproximadamente 50% entre os contribuintes
Tomando como base o Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a prefeitura de Maceió decidiu o percentual de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), nesse ano de 2019, por meio da Secretaria Municipal de Economia (SEMEC).
Segundo o Secretário Municipal de Economia Fellipe Mamede, o percentual de reajuste desse ano será de 4,08%, de acordo com o IPCA. Já para quem almeja ser isento do imposto, é necessário se dirigir a sede da SEMEC, localizada à Rua Pedro Monteiro, no Centro, ou nas unidades de atendimento implantadas nas Centrais Já do Maceió Shopping, Pátio Shopping Maceió ou no Já do Shopping Farol, até o dia 30 de abril, se dirigindo a sede órgão municipal, munido do requerimento para isenção preenchido.
Em relação ao requerimento, o documento estará disponível no site: http://www.maceio.al.gov.br/semec/servicos-semec/, na área de Processos Administrativos, sendo que são cinco casos que permitem esse benefício: 1- ex-combatentes brasileiros, que tenham feito parte ativamente da segunda guerra mundial ou seu cônjuge, desde que o imóvel seja único e utilizado como moradia; 2- imóveis com padrão construtivo popular ou baixo, que seja único imóvel residencial do contribuinte, cuja área construída não exceda a 120 m² (para casa ou apartamento), e em sendo casa, o terreno não exceda os 250m²; 3- isenção por valor que é quando o imóvel é residencial, e possui valor venal abaixo do estipulado em cada edital de lançamento, que o torna automaticamente isento. Sendo assim, imóveis com valor venal de até R$30 mil terão isenção automática tanto do IPTU quanto da taxa de coleta de resíduos sólidos; 4- Imóveis cedidos gratuitamente para a instalação e funcionamento de quaisquer serviços públicos municipais e 5- imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), enquanto os mesmos tiverem no nome do arrendador, também são beneficiados com a isenção. Após o fim do contrato de arrendamento mercantil, a isenção será finalizada, mas o contribuinte poderá requerê-la com base nos outros critérios da lei.
Ainda segundo o gestor, até o final de janeiro, os carnês do IPTU estarão disponíveis para todos os contribuintes no site oficial da prefeitura: WWW.maceio.al.gov.br, em fevereiro inicia a distribuição pelos Correios e o vencimento para a cota única é dia 29/03/19. Já para quem optar pelo parcelamento, ele pode ser feito em até 10 vezes com parcela mínima de 30,00, e vencimento sempre no último dia útil de cada mês.
Por fim, Fellipe Mamede, disse que o percentual atual do imposto na capital é de 50% e o valor arecadado contribui para a melhoria do estado de conservação das vias urbanas, pavimentação das que possuem a ausência desse serviço e coleta do lixo urbano.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
