Geral

Órgãos internacionais podem ser solicitados para ajudar nos estudos do Pinheiro

Coordenador das pesquisas no bairro disse já ter entrado em contato com equipes americanas e britânicas

Por 7Segundos 17/01/2019 07h07
Órgãos internacionais podem ser solicitados para ajudar nos estudos do Pinheiro
Equipe de geólogos que vai estudar fissuras no Pinheiro se reúne com Defesa Civil Municipal - Foto: Ascom Semds

Depois de relatar nunca ter visto nada parecido com a situação do bairro do Pinheiro, desta vez o geólogo do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Thales Sampaio, revelou que já manteve contato com equipes de geólogos internacionais. Ele disse que a conversa foi para se precaver, caso a situação no bairro não seja solucionada pelos técnicos do país.

O coordenador das pesquisas sobre as rachaduras no Pinheiro, contou durante uma entrevista a uma TV, que o fenômeno é bastante complexo. Thales disse que tudo exige cautela por parte dos profissionais que atuam na força-tarefa, para descobrir os possíveis motivos para o afundamento na região.

O geólogo falou que não pode revelar nenhum posicionamento sobre a existência de uma grande cratera no bairro, já que os estudos ainda estão em andamento. Mas, Sampaio confirmou a gravidade do problema ao revelar que já comunicou à órgãos internacionais de Geologia, o caso do Pinheiro.

"Entrei em contato com equipes britânicas e americanas para ficarem de prontidão em caso de necessitarmos de auxílio. Se, até o mês de abril, não detectarmos o que vem causando esse fenômeno, buscaremos ajuda internacional", reforçou o geólogo.

Evacuação

Nesta sexta-feira (18), serão apresentados os detalhes sobre o esquema para a retirada, em caráter de emergência. Todas as explicações ocorrerão, no Palácio República dos Palmares, pela Defesa Civil Estadual.