Governo Federal oficializa atenção prioritária ao Pinheiro
Oficialização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, oficializou na segunda-feira (14) a determinação já anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação à atenção prioritária de órgãos vinculados ao Executivo para os estudos que buscam identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro. A oficialização foi publicada no Diário Oficial da União, na edição de ontem, em portaria assinada pelo ministro Bento Albuquerque.
O apoio do Governo Federal se deu por intermédio do prefeito Rui Palmeira e foi reforçado na última sexta-feira (11), quando o Executivo se pronunciou, por meio de nota à imprensa, garantindo as ações necessárias para viabilizar a identificação do fenômeno. De acordo com a publicação, o Serviço Geológico do Brasil e a Agência Nacional de Mineração, que são vinculados ao Ministério de Minas e Energias, devem priorizar e intensificar ações de diagnóstico e monitoramento de instabilidade no Pinheiro.
“O trabalho é bastante complexo e, em virtude da mobilização iniciada pela Defesa Civil de Maceió, garantimos junto ao Governo Federal o apoio fundamental para que este estudo seja concluído. Estamos empenhando todos os esforços de acordo com a competência da Prefeitura. As secretarias municipais de Maceió estão engajadas para prestar todos os serviços necessários à população, e agora vamos intensificar as ações para que, tão logo, a situação seja esclarecida e os órgãos competentes possam definir as medidas necessárias diante do caso”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira.
Mais de vinte especialistas estão envolvidos com os trabalhos em Maceió, profissionais de referência no Brasil e designados pelo Governo Federal para o andamento dos estudos. Nesta semana, os técnicos participam de uma série de reuniões com gestores da Prefeitura e do Governo do Estado para alinhamento de ações, em especial sobre a elaboração do Plano de Contingência, que envolve as três esferas governamentais executivas. Os pesquisadores devem, também, se reunir com representantes dos moradores para esclarecimentos em relação ao trabalho que está em andamento.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió

Jovem suspeito de ter matado amigo de infância é preso em Marechal Deodoro

Janones propõe homenagem a músico de marcha fúnebre para Bolsonaro

Paixão de Cristo: encenação do espetáculo e Via Sacra compõe a programação da Semana Santa em Arapiraca

Bispo Bruno Leonardo é citado em apuração por transação com alvo da PF

Delegada Maria Angelita recebe Título de Cidadã Honorária do Pilar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
