Governo Federal oficializa atenção prioritária ao Pinheiro
Oficialização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)
O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, oficializou na segunda-feira (14) a determinação já anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação à atenção prioritária de órgãos vinculados ao Executivo para os estudos que buscam identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro. A oficialização foi publicada no Diário Oficial da União, na edição de ontem, em portaria assinada pelo ministro Bento Albuquerque.
O apoio do Governo Federal se deu por intermédio do prefeito Rui Palmeira e foi reforçado na última sexta-feira (11), quando o Executivo se pronunciou, por meio de nota à imprensa, garantindo as ações necessárias para viabilizar a identificação do fenômeno. De acordo com a publicação, o Serviço Geológico do Brasil e a Agência Nacional de Mineração, que são vinculados ao Ministério de Minas e Energias, devem priorizar e intensificar ações de diagnóstico e monitoramento de instabilidade no Pinheiro.
“O trabalho é bastante complexo e, em virtude da mobilização iniciada pela Defesa Civil de Maceió, garantimos junto ao Governo Federal o apoio fundamental para que este estudo seja concluído. Estamos empenhando todos os esforços de acordo com a competência da Prefeitura. As secretarias municipais de Maceió estão engajadas para prestar todos os serviços necessários à população, e agora vamos intensificar as ações para que, tão logo, a situação seja esclarecida e os órgãos competentes possam definir as medidas necessárias diante do caso”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira.
Mais de vinte especialistas estão envolvidos com os trabalhos em Maceió, profissionais de referência no Brasil e designados pelo Governo Federal para o andamento dos estudos. Nesta semana, os técnicos participam de uma série de reuniões com gestores da Prefeitura e do Governo do Estado para alinhamento de ações, em especial sobre a elaboração do Plano de Contingência, que envolve as três esferas governamentais executivas. Os pesquisadores devem, também, se reunir com representantes dos moradores para esclarecimentos em relação ao trabalho que está em andamento.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
