Simulado de evacuação ocorre em fevereiro e Cepa servirá de ponto estratégico
Cerca de 600 pessoas participarão da ação e a Av. Fernandes Lima será interditada
Na manhã desta sexta-feira (18), foi apresentado o plano de contingência do bairro do Pinheiro. Representantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual, municipal e federal, Marinha, Aeronáutica, Algás e direção federal, marinha, aeronáutica, moradores estiveram na coletiva, que ocorreu no Palácio República dos Palmares.
O simulado de evacuação do bairro, ocorrerá em um sábado, dia 23 de fevereiro, às 15h e contará com cerca de 600 pessoas. Segundo o Tenente-Coronel Moisés, 500 imóveis estão em párea de risco, desses, 190 famílias já foram retiradas de suas residências.
As famílias que estão nas áreas laranja e amarela, que são consideradas de risco moderado, serão retiradas em um outro momento. Foi explicado que nessas áreas, respectivamente, há um risco alto e risco moderado de acomodação do solo.
O tenente-coronel Moisés disse ainda que as chuvas que caem na capital não são suficientes para acionar o plano de contingência, antes do dia agendado.
No dia 5 de fevereiro, haverá uma reunião no Quartel do 59º Batalhão de Infantaria, que será a base do trabalho integrado de contingência. Os preparativos para a ação serão tratados no encontro.
Sobre o dia do simulado, foi explicado que a Avenida Fernandes Lima será interditada, pois a via servirá como rota de fuga para feridos, durante a simulação, que terá a duração de 45 minutos. Além disso, o Cepa será o ponto principal para reunir a população.
Quem mora próximo à encosta será encaminhado para o Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizado no bairro do Mutange e para a praça Lucena Maranhão, em Bebedouro. A Casa Vieira, o terminal do Sanatório e a Volkswagen Hyndai, também entram como pontos de estratégicos.