Famílias alagoanas estão consumindo mais, aponta pesquisa
Aquecimento na economia começou a ser registrado desde agosto do ano passado
No fim do ano passado, as famílias alagoanas consumiram mais, é o que aponta dados do Instituto Fecomércio AL. Entre novembro e dezembro, a intenção de consumir apresentou alta de 1,46%, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2017.
De acordo com a pesquisa, o aquecimento no comércio iniciou ainda em agosto tendo, com a recuperação dos postos de trabalho. Foram 22.658 empregos gerados em Alagoas nesse período, sendo 18.762 na Indústria de transformação, 1.746 no Comércio e 1.540 em Serviços. O restante foi gerado na agricultura e serviços de utilidade pública.
Uma pequena parcela da população buscou evitar consumir por meio do crédito. Com isso, as compras a prazo reduziram 0,3% comparadas a dezembro de 2017, mas o consumo atual, ou seja, o registrado em dezembro de 2018, subiu 7,6%, sinalizando que boa parte da população decidiu comprar à vista e poupar o restante.
Para os próximos meses, os consumidores da capital esperam consumir cerca de 2,9% a mais, é a expectativa do Instituto Fecomércio AL.