Juíza ajusta minuta de resolução para o projeto-piloto do Selo Digital
Lorena Sotto-Mayor dialogou com integrantes da comissão responsável pelo aperfeiçoamento da tecnologia, no TJAL, nesta sexta-feira (01)
A juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas (CGJ/AL), Lorena Carla Sotto-Mayor, se reuniu com integrantes da comissão responsável pelo aperfeiçoamento das atividades extrajudiciais de Alagoas, nesta sexta-feira (01), no prédio-sede do Judiciário alagoano, para apresentar uma minuta de resolução para a implantação do projeto-piloto do Selo Digital. O objetivo é cumprir a Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Inicialmente, três unidades extrajudiciais servirão como base para a otimização da tecnologia que, futuramente, será instalada nos demais cartórios do Estado. A magistrada, que é a presidente da comissão, destacou o objetivo do encontro.
“Hoje a nossa atenção se voltou, quase que exclusivamente, para o Selo Digital QR Code, com apresentação de um histórico da tecnologia, o cronograma do projeto-piloto que será implantado em três cartórios de Maceió e apresentar também uma minuta que vai reger o Selo Digital”, disse a juíza.
A equipe também composta pela presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), através do juiz auxiliar Manoel Cavalcante, pelo representante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Cleomadson Abreu, e pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg), Rainey Marinho.
Representando a Arpen, a cartorária Maria Rosinete Rodrigues Remígio destacou a necessidade de acompanhar a tecnologia, com a virtualização dos procedimentos das serventias extrajudiciais.
“É um avanço que a gente tem que aderir e vai ser muito importante, porque a evolução nesse sentido é um processo normal, natural, não há como retroagir. Nós vamos sair do selo físico para o selo digital. Significa que a gente não vai mais precisar comprar o selo fora do cartório; a gente não vai mais precisar colar selo em documento. Então, isso é um grande avanço e a modernidade chegando”, comemorou a cartorária.

Uma nova reunião já está marcada para o dia 11 deste mês com os representantes dos órgãos que fazem parte da comissão, para que eles apresentem contribuições à minuta do projeto de resolução que foi entregue pela magistrada. “Daremos esse tempo para que eles se assenhorem do texto e possam oferecer contribuições, para então darmos a formatação final dessa regulamentação”, disse a juíza.
Além da implantação do Selo Digital QR Code, a comissão é responsável pelo desenvolvimento do código de emolumentos e do código de normas extrajudiciais, além da elaboração da Lei do Fundo Especial para o Registro Civil de Alagoas (Ferc).
Projeto-piloto
Para atender a uma das prioridades da gestão, o corregedor Fernando Tourinho divulgou, nesta sexta-feira (01), a Portaria nº 194, com o objetivo de criar o projeto-piloto para a implantação do Selo Digital QR Code em Alagoas. A intenção é aperfeiçoar a ferramenta para que atenda às necessidades dos cartórios, em cumprimento à Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De início, três serventias extrajudiciais farão parte do projeto: o 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos e o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1º Distrito.
Veja também
Últimas notícias
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
