Toffoli pede que PGR apure investigação contra Gilmar Mendes
Presidente do STF pede que Dodge apure e tome providências sobre vazamento de investigação da Receita contra Gilmar Mendes por corrupção
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, encaminhou ofícios à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ministro da Economia, Paulo Guedes e ao secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, pedindo que apurem o vazamento de documentos de uma investigação contra o ministro Gilmar Mendes e sua mulher, Guiomar Mendes por corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência pela Receita Federal.
Nos ofícios, o ministro anexa um documento encaminhado por Gilmar Mendes pedindo providências para esclarecer a apuração da indevida publicação de um documento fiscal. O ministro diz ainda que não recebeu nenhuma notificação oficial da Receita de qualquer investigação em curso. Gilmar Mendes classifica o episódio como um ataque ao Judiciário, "em especial em momentos em que a defesa de direitos individuais e de garantias constitucionais desagrada determinados setores ou agente".
Conclui que a estratégia de "ataque reputacional (...) revela-se clara no presente caso, em que ilações desprovidas de qualquer substrato fático são feitas não apenas em relação a minha pessoa, mas em relação a todo o Poder Judiciário nacional".
Segundo o ministro, não há nenhum fato concreto nos documentos publicados nesta sexta-feira (8). Os documentos da investigação, anexados nos ofícios enviados por Gilmar Mendes e Toffoli, foram publicados pela revista Veja.
Veja também
Últimas notícias
Jomart Run mobiliza mais de 800 atletas profissionais e amadores em Arapiraca
Bebê recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica em Delmiro Gouveia
Jovem é autuado por perturbação do sossego no município de Colônia Leopoldina
Jovem é ameaçada de sofrer agressão no município de Japaratinga
Hoje é Dia: Confira datas, fatos e feriados de dezembro de 2025
CNU 2025: governo divulga nesta segunda os locais das provas discursivas; veja como acessar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
